Foi promovido na última quinta-feira (20/04), pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), um encontro voltado para o atendimento psiquiátrico na emergência, com o tema “Atuação da Psiquiatria no Hospital Geral”.

O evento aconteceu no auditório da unidade e teve sua abertura realizada pela superintendente médica do HGV, Luciana Rabone, que apresentou o ministrante convidado, o médico psiquiatra, mestre em cuidados intensivos e preceptor do serviço de residência psiquiátrica do IMIP, David Pinheiro.

A palestra do especialista trouxe um panorama do serviço de psiquiatria de dentro dos hospitais, destacando a necessidade das unidades destinarem leitos especiais para receber os pacientes que dão entrada por qualquer patologia, mas que tenham alguma doença de componente psiquiátrico. O tema teve alguns desdobramentos como tratamento diferenciado adequado, a prestação dos cuidados necessários, como identificar pacientes psiquiátricos, quais os sinais a serem observados, sintomas, além de ações preventivas, tudo baseado em indicadores. 

O treinamento aconteceu através da solicitação do setor de psicologia, objetivando a promoção da melhoria na assistência nesses tipos de casos em serviços de emergência.