O Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, ampliou o número de cirurgias eletivas nas áreas de ginecologia e otorrinolaringologia, além de retomar as de urologia. O objetivo é reduzir a fila de espera pelos procedimentos e evoluir na qualidade da assistência da população que reside nos dez municípios pertencentes a XI Gerência Regional de Saúde (Geres).

Atualmente, a unidade de saúde realiza cerca de 60 cirurgias eletivas mensalmente. Na área de ginecologia, por exemplo, o número de procedimentos passou de quatro para 12 por mês. O mesmo irá acontecer com as otorrinolaringológicas, a partir de maio. Para o diretor geral do Hospam, Leonardo Carvalho, esse é um cenário que já começa a ficar positivo, porém a meta é zerar a fila de espera, que hoje conta com 150 pacientes.

“Esse é o panorama que vem se desenhando nesses três primeiros meses e a pretensão é aumentar ainda mais o suporte desses serviços. É um quadro otimista, no qual toda a equipe está comprometida e que repercute diretamente na qualidade da assistência de saúde”, avaliou o diretor.

Hospam

Uma das unidades de saúde sob gestão estadual, o Hospam oferta atendimento de urgência e emergência de média complexidade e consultas ambulatoriais. Além disso, o serviço conta com aparelhos de ultrassonografia, raios-X, ecocardiografia, consultório de cardiologia. Para agilizar a remoção de pacientes de pacientes graves para outras regiões do Estado, o Hospam conta com um heliponto que facilita o pouso de aeronaves que realizam este tipo de transporte.