O Dia das Crianças é apenas no próximo dia 12 de outubro, mas os pacientes infantis atendidos no Hospital Barão de Lucena (HBL) receberam o presente antecipado. Nesta sexta-feira (06/10), a direção do HBL inaugurou a brinquedoteca hospitalar, com a participação de profissionais da unidade de saúde, dos parceiros que ajudaram a reabrir o espaço, fechado em 2020 em virtude da pandemia da Covid-19, e  da garotada, que se divertiu a valer na sala novinha em folha.

As crianças puderam, neste primeiro dia de funcionamento, usar o cantinho de leitura, os recursos audiovisuais oferecidos na brinquedoteca, brincar com os jogos eletrônicos - nesse caso, os mais velhos -, entre outras atividades lúdicas.

A brinquedoteca oportuniza às crianças um espaço de acolhimento e reconexão com os contextos externos, minimiza os efeitos negativos da hospitalização e mudanças de rotina com o internamento. O brincar enquanto principal Atividade de Vida Diária (AVD) da criança é essencial para sua saúde física, emocional e intelectual. E precisa ser mantido e resgatado, quando comprometidos.

“Ter a biblioteca de volta não é só garantir o direito, é nossa obrigação. Mas é um presente para as crianças, para as famílias, para todos que tiveram os olhinhos brilhando no dia de hoje. Para os profissionais envolvidos, para os parceiros que estão chegando, com certeza vai trazer muita leveza e muitos sorrisos no cotidiano. Vai ser um espaço que vai agregar bastante no nosso processo de cuidado", afirmou Thamiris Nascimento, coordenadora da Terapia Ocupacional do HBL.

O espaço vai ter a supervisão técnica da terapeuta ocupacional, Andréa Souza, que atua em enfermaria pediátrica e contará com a parceria dos acadêmicos de pedagogia da Unicap / Projeto de Extensão, na função de Brinquedistas.