Como forma de melhorar a comunicação entre os profissionais e a assistência no serviço de saúde, o Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, implantou nesta segunda-feira (19/06) a metodologia Huddle em sua Emergência. Trata-se de uma ferramenta que possibilita o gerenciamento de problemas pontuais no setor, otimizando fluxos internos e ampliando a qualidade assistencial e segurança do paciente. A ideia surgiu, inicialmente, do Institute for Healthcare Improvement (IHI), uma instituição americana de incentivo à ciência para melhoria de resultados em saúde e assistência médica em todo o mundo.

Numa tradução “ao pé da letra”, huddle significa “amontoado”. No esporte, é o momento em que a equipe se reúne para formular estratégias, motivar ou comemorar. Na saúde não é diferente. O Huddle representa uma reunião curta, entre 10 e 15 minutos, que acontece diariamente para gerenciar a qualidade do serviço e a segurança do paciente, incluindo uma revisão dos processos padronizados.

O tempo reduzido das reuniões é pensado no sentido de agilizar o atendimento e priorizar ações no sentido de alcançar menos tempo de internação. “Com a implantação dessa ferramenta é possível avaliar problemas estruturais da unidade, a segurança do paciente e o giro de leitos. Assim, podemos dar celeridade ao processo de alta hospitalar do paciente, diminuindo o quadro de superlotação na Emergência”, detalha Mayra Rocha, gerente do Núcleo Interno de Regulação (NIR/HMA) e líder do grupo.

A primeira reunião do Huddle, no HMA, aconteceu na Central de Maqueiros, onde representantes de cerca de 20 setores estiveram presentes. A partir de hoje, esses encontros serão diários, de segunda a sexta-feira, sempre na parte da manhã, quando todos devem compartilhar e integrar informações. O Huddle compõe uma das ferramentas da Comunicação Efetiva, uma das seis metas internacionais de segurança do paciente, e que fazem parte da série de protocolos estabelecidos pelo Hospital Miguel Arraes para ampliar a qualidade assistencial e a segurança do paciente.