Uma das principais referências em atendimento de neurologia e cardiologia do Estado, o Hospital Pelópidas Silveira, localizado no bairro do Curado, no Recife, está implantando o serviço de Farmácia Clínica com o objetivo de qualificar o atendimento aos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Ao todo, são 30 leitos de UTI que atendem pacientes de todo o Estado e passam a contar com o serviço, que atuará com foco na prática do uso racional de medicamentos, otimizando a farmacoterapia e qualificando o cuidado ao paciente.

“No HPS, nosso principal objetivo é focado no paciente, garantindo sua segurança e qualidade à saúde, onde prevenir problemas relacionados a medicamentos é um de nossos desfechos. Desse modo, os profissionais de Farmácia Clínica, aliados a equipe multiprofissional, usarão de todo conhecimento técnico e científico para garantir que o paciente receba o melhor tratamento de forma individualizada para seu caso clínico”, explica a coordenadora de Farmácia da unidade, Juliana Álvares.

No dia a dia, os profissionais da Farmácia Clínica estão aptos a identificar a partir de diagnóstico médico, dos sinais e sintomas, intervenções oportunas, juntamente a implementação e monitoração a terapia medicamentosa, bem como orientar o paciente em conjunto com outros profissionais de saúde. Desse modo, ficam atentos às medicações, dosagem, interações medicamentosas, até mesmo à via de administração, implementando ainda ações de farmacoeconomia, ajudando a reduzir o gasto com medicamentos na unidade.

“Quando falamos da atuação na prática, falamos de estar atento ao quadro do paciente e sua evolução, para que seja realizada uma avaliação mais profunda da droga utilizada, do tempo de uso e até da sua efetividade. A escolha da UTI como piloto para a implantação do serviço tem a ver com o quadro dos pacientes internados, que, em sua maioria, são pacientes debilitados, que utilizam diversos tipos de medicação (polifarmacia), além de fazerem uso de sedativos e, até, estarem em paliação”, acrescenta Juliana.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Junto com a implantação do serviço de Farmácia Clínica, o HPS está implantando um sistema de inteligência artificial que auxilia no acompanhamento das prescrições de medicamentos no setor. O NoHarm.ai, sistema de inteligência artificial que auxilia na tomada de decisões, por meio de dois algoritmos, tem o objetivo de ampliar a segurança do paciente, qualificar a assistência e fortalecer a economia de recursos.

Já em uso no Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara, outra unidade sob gestão da Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), sistema tem contribuído para aumentar a segurança e agilidade dos atendimentos. “A inteligência artificial ajuda a identificar antecipadamente possíveis riscos, permitindo que a equipe farmacêutica atue de forma mais eficaz na prescrição de medicamentos, proporcionando uma terapia medicamentosa mais segura e eficaz ao paciente. Atuando em colaboração com os profissionais da Farmácia Clínica, temos conseguido melhorar uma série de indicadores em nossos serviços”, avalia a gerente de Assistência farmacêutica da FGH, Teresa Barreto.