Começa a funcionar, neste mês, em Garanhuns, o Serviço Ambulatorial de Inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU’s). A iniciativa, implantada pelo Hospital Regional Dom Moura (HRDM), visa beneficiar as mulheres de todos os municípios do Agreste Meridional de Pernambuco. Durante o mês de outubro, período da campanha Outubro Rosam o serviço atenderá em demanda espontânea, todas as terças-feiras do mês, o quantitativo de 10 mulheres. A partir de novembro, o ambulatório passa a funcionar por meio da regulação da V Gerência Regional de Saúde (Geres). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo contato (87) 3761-8117.

A abertura do serviço ambulatorial ginecológico terá impacto direto no atendimento de saúde da população feminina da região de abrangência do Hospital Dom Moura, que alcança mais de 20 municípios, e que busca uma opção não-cirúrgica para a prevenção da gravidez. “A procura tem sido crescente, desde que iniciamos os mutirões de inserção, ainda em março deste ano. É uma demanda de saúde da atualidade e que interessa diversas mulheres, de várias idades. Nossa proposta foi trazer o ambulatório como um serviço fixo da nossa unidade, potencializando o atendimento rotineiro de maneira geral”, explica a diretora do HRDM, Jaqueline Calado.

Desde o mês de março deste ano, quando foi criado o programa Cuida PE, com o intuito de acelerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos em especialidades diversas no estado, o Hospital Regional Dom Moura já beneficiou, até o mês de agosto, mais de 100 mulheres das cidades do Agreste Meridional com a inserção do DIU. Os atendimentos foram realizados em formato de mutirões, coordenados pela médica ginecologista Luciana Santos, e executados por uma equipe multiprofissional da Maternidade da unidade, incluindo técnicos, auxiliares, enfermeiros e médicos ginecologistas.

FUNCIONAMENTO AMBULATORIAL – Durante o mês de outubro, os atendimentos se darão de forma espontânea, todas as terças-feiras, a partir das 8h, no Centro de Saúde do Dom Moura, localizado no prédio anexo ao hospital, bairro Heliópolis, onde ocorrem as consultas eletivas. São 10 mulheres beneficiadas com o procedimento, a cada terça-feira, por ordem de chegada. A partir do mês de novembro, as mulheres interessadas precisam buscar sua unidade de saúde de atendimento ou o setor de Regulação de seu município de residência para que a solicitação seja enviada, junto do pedido médico, para a V Gerência Regional de Saúde (Geres), que regula os procedimentos e, posteriormente, realizará o agendamento junto ao Hospital Dom Moura. O atendimento permanecerá sendo de 10pacientes, a cada terça-feira. Outras informações poderão ser esclarecidas pelo contato (87) 3761-8117.

EFICÁCIA DO DIU – A inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) é considerada um procedimento de grande eficácia na prevenção da gravidez. Ele é um método seguro e eficaz, que não interfere na saúde da mulher. Além disso, o DIU é uma alternativa reversível, caso a mulher opte por engravidar em outro momento. Antes da colocação, o ginecologista faz uma avaliação do histórico médico da paciente, realiza exames que verificam as condições clínicas e físicas, depois realiza a inserção, que normalmente dura cerca de 15 minutos – não sendo necessária a internação posteriormente.

DIU HORMONAL – De forma inédita em Garanhuns, o ambulatório também contará, além do DIU de material em cobre, com a inserção de DIU’s hormonais, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Os ginecologistas do serviço vão selecionar, cotidianamente, mulheres que necessitem de tratamentos especializados, como em casos de endometriose, hipermenorragia ou miomas, para serem beneficiadas pelo DIU hormonal – possibilitando, além do método contraceptivo, o tratamento de seu problema de saúde.