O Hospital da Restauração (HR) e a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos firmaram uma parceria para dar assistência aos familiares de vítimas de crimes violentos letais. O primeiro encontro aconteceu nesta sexta-feira (25/08), no auditório do HR, com o objetivo de apresentar aos profissionais do hospital como é a atuação do Centro Estadual de Apoio às Vítimas de Violência (CEAV).

De acordo com o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Jayme Asfora, a parceria com o maior hospital público do estado é fundamental para garantir que mais famílias sejam assistidas pelo CEAV. “Aqui falece muita gente de vítima de violência urbana e muitas vezes não temos acesso às famílias dessas vítimas, e vocês têm. Então, vai facilitar nossa busca ativa, para que a gente possa assistir esses familiares”, afirmou o secretário.

O Centro é um espaço de cidadania especializado em assegurar o exercício de direitos das vítimas e familiares de crimes violentos (tentativa de homicídio, execuções sumárias, tortura, exploração sexual, tráfico de seres humanos, dentre outros), instrumento eficaz no combate e prevenção da violência, da impunidade e na promoção da cidadania. O CEAV também tem realizado oficinas de divulgação de suas ações e sensibilização para o acolhimento às vítimas de violência, assim como foi no HR.

Para a gerente do Serviço Social do Hospital da Restauração, Conceição Ribeiro, a atuação do CEAV dentro do hospital será uma extensão do trabalho dos (as) assistentes sociais. “É normal que dentro de um serviço de saúde a atenção prioritária seja ao paciente, e a responsabilidade de atender a família é do Serviço Social, então, a partir desta parceria, depois de acolher os familiares vítimas de violência, podemos encaminhá-los ao programa, para eles também serem assistidos como devem”, explicou Conceição.

CEAV - É um programa de cidadania especializado em garantir o atendimento a familiares de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), através do apoio jurídico, psicológico e social possibilitando o acesso à justiça e às políticas públicas. O Centro oferece atendimento multidisciplinar nas áreas de Psicologia, Jurídica e Social; acompanha e monitora os casos atendidos; encaminha para os órgãos competentes; realiza articulação nas áreas social, segurança pública, saúde e educação para garantia dos direitos. A sede do Ceav fica na Rua Santo Elias, 535, no Espinheiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone é o 3182.7656.