Nessas segunda (30) e terça-feira (31), o Hospital Regional do Agreste, localizado em Caruaru, realizou a segunda edição do Simpósio de Cuidados Paliativos em parceria com a residência multiprofissional em atenção ao câncer e cuidados paliativos da Asces-Unita. Voltado para funcionários da unidade, o evento abordou, dentre outras coisas, mitos, verdades e a importância da equipe multiprofissional ao paciente em cuidados paliativos.

Abrindo o simpósio, o enfermeiro oncologista e Doutor em Enfermagem, Diego Oliveira, servidor do HRA, falou sobre o apoio da rede social a pessoas e à família sob cuidados paliativos. “É importante reforçar o quanto a rede de apoio tem papel fundamental nesse processo, tanto para o paciente quanto para a família. Os cuidados paliativos melhoram a qualidade de uma vida que já se sabe que terá pouco tempo e quando aliados a pessoas parceiras podem diminuir o sofrimento dos que estão ao lado do paciente”, ressaltou.

A espiritualidade também foi outro tema abordado no evento, pelo urologista e capelão Rodolfo Santiago. “Quando se tem um vínculo espiritual, uma fé, uma crença, o sofrimento de quem está no fim da vida pode ser amenizado”, pontuou. Uma roda de conversa formada por profissionais de diversas áreas debateu sobre a importância de uma equipe multiprofissional nesses cuidados. E a psicóloga Letícia Alves palestrou sobre mitos, verdades e desafios da comunicação nos cuidados paliativos.

Além disso, foi oferecido um treinamento em hipodermóclise, que consiste em uma terapia subcutânea para administração de medicamentos, que visa à promoção de conforto e menos estresse para o paciente, subsidiando uma assistência mais humanizada no contexto dos cuidados paliativos. Todos os envolvidos no Simpósio participaram, ainda, de uma sessão de Yoga.

“Estamos sempre preocupados em trazer conhecimento e atualização para as equipes da nossa unidade. Ficamos muito felizes de organizar esse debate, sobre um assunto tão atual, para contribuir do ponto de vista científico, mas, sobretudo, do ponto de vista social”, explicou o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do HRA, Gabriel Gomes.

O que são cuidados paliativos? São os cuidados de saúde ativos e integrais que visam oferecer dignidade e diminuição de sofrimento a pessoas com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade da sua vida.