Durante esse mês, o foco da sociedade se voltou para o Novembro Azul, movimento global que busca conscientizar a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata e a importância do cuidado com a própria saúde. Pensando nisso, a UPA São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, preparou uma programação para funcionários, pacientes e acompanhantes com ações socioeducativas.  

Na quinta-feira (23), a unidade reuniu os funcionários de diversos setores para uma roda de conversa com a médica Talita Plácido, que tirou dúvidas sobre a doença, apontou os principais sinais e sintomas do problema, além de falar sobre as medidas de prevenção e os fatores de risco do câncer de próstata. 

Já na quarta-feira (22), a unidade preparou um café da manhã especial para os profissionais masculinos a refletirem sobre a importância de cuidar da própria saúde.  

O assistente administrativo da UPA São Lourenço da Mata, Lucas Henryque, acredita que a atividade o fez refletir um pouco mais sobre o autocuidado. “Nós, homens, precisamos nos preocupar mais com nossa saúde porque geralmente deixamos de nos cuidar”, disse.  

A ação também fez o maqueiro da UPA Ricardo Jerônimo repensar alguns preconceitos. "Gostei muito. Adorei essa ação e queria que repetisse muitas vezes ações como essa para motivar os colegas que ainda têm preconceito com o exame do toque (retal).  Eu, por exemplo, não fazia o exame porque tinha preconceito. Mas depois da roda de conversa, eu me conscientizei da importância e procurei uma consulta. Trabalhamos na área da saúde, precisamos dar o exemplo e estarmos atentos”, comentou.  

Ao longo do mês, também foram realizadas palestras de conscientização sobre o assunto para pacientes e acompanhantes que aguardavam por atendimentos na Sala de Espera.  

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. 

No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.