Com o início das prévias carnavalescas e proximidade do Carnaval, é comum os foliões capricharem na produção das suas fantasias, penteados e maquiagem. Mas, para cair na folia com segurança, é importante seguir algumas recomendações, principalmente no que envolve o cuidado com os olhos.

Nos últimos dias, as emergências de saúde do Recife e Região Metropolitana, notificaram casos de pacientes apresentando queimadura química ocular, provocadas pelo uso de pomadas modeladoras, utilizadas na finalização de diversos penteados. Por se tratar de uma estrutura extremamente sensível, a lesão na córnea vai gerar uma dor forte no paciente. “Temos que ter cuidado com os produtos utilizados para esta finalidade, pois algumas pomadas modeladoras, ao entrar em contato com a água, podem escorrer pelo rosto e desencadear um processo de conjuntivite química”, quem faz o alerta é a coordenadora de oftalmologia, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ibura, Bárbara Freire.

Para contribuir com os cuidados à saúde dos foliões, a coordenadora faz uma orientação para cinco cuidados com os olhos a serem tomados nos dias de Momo:
•             Dica 1: Não utilizar maquiagem fora da validade
“Geralmente usamos maquiagens mais coloridas nessa época do ano e, muitas vezes, aproveitamos os produtos do Carnaval passado. É preciso ter uma atenção com o prazo de validade desses produtos”.
•             Dica 2: Maquiagem com glitter/purpurina na área dos olhos
“Algumas vezes o glitter entra em contato com os olhos, podendo desencadear abrasões ou ceratites”
•             Dica 3: Cuidado com as lentes de contato
“Para esses usuários, é importante jamais dormir com as lentes. Mesmo chegando cansado, lembrar de remover as lentes de contato antes de dormir”.
•             Dica 4: Cuidado com o uso de pomadas modeladoras e spray
“Elas podem gerar ceratites e abrasões, que, além de dor, também desencadeia no paciente um quadro de baixa visual temporária”.
•             Dica 5: Cuidado nas aglomerações
“Nesta época do ano, sempre há um aumento nos casos de doenças infectocontagiosas, entre elas, a conjuntivite. Devemos lavar sempre as mãos e evitar coçar os olhos, para diminuir o número de casos no pós carnaval”.

ASSISTÊNCIA - Os pacientes que necessitarem de atendimento de urgência/emergência em oftalmologia podem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no bairro do Ibura, no Recife, e na cidade do Paulista. Esses serviços funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, com acesso por demanda espontânea.