A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Ouvidoria Central de Saúde (OCS), promoveu, nesta quinta-feira (06/07), a capacitação intitulada “Atendimento em Ouvidoria e Sistema OuvidorSUS”, em Garanhuns, no Agreste Meridional. Representantes de secretarias municipais de saúde de 15 municípios do Estado estiveram presentes, além da direção do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), da V Gerência Regional de Saúde (Geres) e da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE). A proposta é que as instituições implantem as próprias ouvidorias e potencializem a assistência e a descentralização do atendimento à população.

O treinamento foi dividido em dois momentos e ocorreu no auditório da antiga Funasa, no bairro Heliópolis. Inicialmente foi apresentado o conceito do trabalho da Ouvidoria, seu funcionamento, o papel do ouvidor e a sua formatação no geral. Os participantes também aprenderam como o sistema virtual de registros funciona, suas ferramentas, os encaminhamentos necessários e a dinâmica diária da ouvidoria.

De acordo com a ouvidora central de saúde da SES-PE, Silene Oliveira, a capacitação já foi realizada na Região Metropolitana do Recife (RMR), em junho deste ano, e agora chega a municípios do interior do estado. “Estamos capacitando os servidores que se interessam em aperfeiçoar o conhecimento ou que estão em processo de implantação da Ouvidoria SUS. É de bastante importância que esses espaços disponibilizem um canal de contato, que possa acolher os usuários do serviço de saúde enquanto público externo, mas também o público interno”, enfatiza.

SERVIÇO – O cidadão pode buscar o serviço da Ouvidoria Central de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde acionando os canais oficiais e enviar sua demanda pelo e-mail (ouvidoria@saude.pe.gov.br), pelo telefone (81) 3184-0001, pelo formulário online do Menu Ouvidoria do portal oficial Saúde PE (portal.saude.pe.gov.br) ou, ainda, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no bairro do Bongi, sede da SES-PE, no Recife.