Um grupo de médicos residentes de Neurocirurgia do Hospital da Restauração (HR) participará, neste sábado (29/04), de um treinamento para aperfeiçoar as habilidades em cirurgia. É a segunda vez que o curso será oferecido aos profissionais do HR, no próprio hospital, em parceria com a plataforma educacional UpSurgeOn, responsável por desenvolver modelos híbridos para treinamento prático complementar.

O diferencial do treinamento ofertado aos residentes do HR, em relação ao modelo tradicional, é que não requer o uso de cadáveres, já que serão disponibilizados modelos cerebrais e moldes para craniotomia (procedimento cirúrgico), em ambiente de simulação cirúrgica segura. Isso proporciona maior segurança para o paciente, menor tempo de aprendizado para residentes e tecnologia de treinamento psicomotor com suporte da tecnologia virtual.

O curso será dividido em três partes: na primeira, os profissionais utilizarão a tecnologia de realidade virtual para assistirem a apresentações com conceitos e entender as diretrizes para exploração de cada estação; a segunda etapa é o treinamento híbrido, em que os participantes farão planejamento da craniotomia por realidade virtual; a terceira parte é a prática, quando eles utilizarão os modelos hiperrealísticos (estação de craniotomia; estação de microscopia; estação coluna).

Para o diretor geral do HR, Petrus Andrade Lima, o curso democratiza o treinamento para os profissionais do hospital. “A capacitação dos profissionais garante mais qualidade e segurança na assistência aos pacientes. Além disso, esse curso possibilita a internacionalização da instituição e abre as portas para o hospital no cenário da Neurocirurgia global”, destacou. 

PROJETO DE TREINAMENTO GLOBAL – A proposta do curso é criar treinamentos iguais para todos, no mundo todo, integrando tecnologias físicas (automatismo, destreza, rapidez e estratégia) e digitais. Além disso, pretende formar nova geração de cirurgiões altamente treinados, certificados por meio de tecnologias baseadas em simulação.