O Núcleo de Apoio Psicossocial (NUAPS) do Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN), em Caruaru, celebrou dois anos de atividades da unidade. Durante esse tempo, mais de mil atendimentos foram realizados para os servidores do hospital.

Além disso, também são oferecidos os grupos operativos de gerenciamento de saúde mental e qualidade de vida, de forma permanente. “O trabalho do NUAPS tem se consolidado como uma importante estratégia de gestão do HRJN e tem sido recebido com muita gratidão por parte dos servidores atendidos, em especial daqueles que conseguiram mudar sua situação de adoecimento psico-emocional”, explica a coordenadora do NUAPS, Cristianne Mergulhão.

O grupo operativo é aberto e proporciona, dentro do plantão psicológico, um espaço de escuta, de acolhimento e de compartilhamento de vivências. Foram alcançados 228 servidores desde a sua implantação, em 30 de maio de 2023.

A enfermeira Sílvia Gabrielle Borba, que integra a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e a UCI Neonatal, deixou o seu relato sobre a participação nas atividades do núcleo. "Ao NUAPS minha gratidão pelo apoio e parabéns pelo trabalho desenvolvido, fundamental para nossas vidas. Especialmente nas atividades do grupo de gerenciamento da saúde mental. Me sinto motivada e agraciada em fazer parte de uma equipe que busca fazer a diferença na vida do próximo. Obrigada por tudo", destacou.

“O NUAPS nos orienta a como melhor enfrentar as perdas e os momentos difíceis com mais resiliência. Essa contribuição foi e é muito importante através das mudanças sentidas, tanto por mim e pelas pessoas que me rodeiam... gratidão é a palavra-chave”, disse Terezinha Carvalho, técnica de enfermagem da CCIH, parabenizando a equipe integrante do núcleo.