No mês do Aleitamento Materno, chamado de Agosto Dourado, ocorrem diversas ações para conscientizar a sociedade sobre o tema. Com o objetivo de disseminar mais informações sobre o assunto e estabelecer diálogos com diferentes segmentos sociais do Estado, a Diretoria Geral de Políticas Estratégicas (DGPE), através da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (GEASC) da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), promoveram nesta quarta-feira (16-08) o Seminário Estadual “Pernambuco no Cuidado e Apoio à Amamentação”, no Auditório da SES-PE, no Bongi.

O evento contou com a presença da secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, e com especialistas no assunto, como a médica pediatra Vilneide Maria Santos Braga, que coordena o Banco de Leite Humano (BLH) do IMIP, e a nutricionista Renata Guedes Araújo, palestrante que abordou o tema: “Apoie a Amamentação: Faça a Diferença para Mães e Pais que Trabalham”. A reunião teve a participação de profissionais de diversas frentes da saúde.

“Este mês é o de comemoração do Agosto Dourado, que lembra a importância do aleitamento materno. Fazemos parte de um governo de mulheres, e a responsabilidade aumenta ainda mais. Amamentar vai além da questão nutricional, pois constrói a afetividade”, afirmou a secretária Zilda Cavalcanti, no discurso de abertura do seminário.

No Brasil, só cerca de 45% das mães amamentam crianças até os seis meses de vida - a média mundial é 41% -, mas a meta é construir 70% até 2030, de acordo com a preconização da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Tem de haver uma proteção do aleitamento. O Agosto Dourado é um tema de muita importância para a sociedade, e o apoio institucional é essencial para se construir mecanismos de ajuda a esses pais que voltam ao trabalho”, explicou a médica Vilaneide Braga.