A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio de convênio com o Hospital e Maternidade Santa Maria, localizado no município de Araripina, abriu 20 novos leitos de retaguarda em traumato-ortopedia, nesta terça-feira (02/01). Os novos leitos têm como perfil o atendimento cirúrgico de pacientes adultos, com quadros agudos ou crônicos agudizados. Com o objetivo de atender as regiões do Estado, principalmente a IV Macrorregião (VII, VIII e IV Geres), a entrega ajuda na diminuição do número de transferências para as unidades de saúde da capital.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destaca a importância de promover a regionalização da saúde. “O Estado está contratualizando a partir de agora 20 novos leitos de retaguarda para ortopedia que vão ajudar na região, além de cooperar com as cirurgias do Programa Cuida PE para diminuir a demanda reprimida por cirurgias ortopédicas. O investimento foi de mais de R$ 5 milhões de reais do tesouro do Estado de Pernambuco, seguindo o nosso propósito de cuidar da população pernambucana”, destacou.

A diretora do Instituto Social das Medianeiras da Paz, irmã Fátima Alencar, explica sobre a importância do convênio entre a unidade e a SES-PE. “Há casos de pacientes que ficam internados aguardando exames para realização de cirurgias, assim como pacientes de casos crônicos. Esses leitos significam uma grande conquista, não somente para a Região do Araripe, como para a IV Macro, abrangendo 25 municípios. A gestão estadual vem trabalhando fortemente para promover a regionalização dos serviços de saúde da região”, afirmou.

A regionalização dos serviços de saúde contribui para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões do Estado. A população sertaneja passa a contar com uma melhor assistência à saúde, mas direcionada e resolutiva, principalmente para essa especialidade.

O Hospital e Maternidade Santa Maria conta com 303 leitos para atender toda a IV Macrorregião de Saúde, distribuídos em diversas especialidades, sendo 40 leitos de UTI (20 Adulto e 20 pediátricos); 26 leitos materno-infantil; 52 leitos de clínica médica, destes, 40 de retaguarda; 6 leitos de saúde mental; e 31 leitos de clínica cirúrgica. A unidade, que tem 57 anos de assistência à população do Araripe, também realiza 130 cirurgias mensais vinculadas ao programa Cuida PE, estratégia do Governo de Pernambuco voltada para redução do tempo de espera por cirurgias, consultas e exames.