Nesta sexta-feira (19/04), a secretária estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, integrou a mesa de abertura do seminário “Resultados e Oportunidades do Modelo de Organização Social de Saúde (OSS)”, que ocorreu na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no Recife. O evento reuniu diversos profissionais de gestão e saúde analisando os indicadores dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) participou do painel sobre resultados do modelo de Organização Social (OS).

Durante a abertura do seminário, a titular da SES-PE destacou os avanços nas estratégias de regionalização da saúde no Estado e a importância do funcionamento das organizações sociais como uma extensão da assistência à população. “Desde o ano passado estamos avançando, principalmente na implantação de políticas para melhorar o atendimento em todo o estado. Investimos recursos em transparência, na criação de novos leitos e na ampliação da realização de cirurgias pelo programa Cuida PE. Temos hospitais da rede pública geridos por organizações sociais e acompanhamos de perto a execução dos serviços prestados”, pontuou Zilda Cavalcanti.

Ao todo, Pernambuco possui, atualmente, 44 unidades administradas por OSS. Durante o seminário, a diretora-geral de Monitoramento dos Contratos de Gestão da Secretaria Estadual de Saúde, Isabela Guedes, apresentou os últimos indicadores de balanço do ano de 2023. “Realizamos o monitoramento do funcionamento dessas unidades de saúde mensalmente e acompanhamos as metas de produção e qualidade estabelecidas nos contratos. Registramos aumento na produtividade e entrega de resultados dos serviços de saúde com destaque para abertura de mais 212 leitos e um total de mais de 10 mil cirurgias realizadas ao longo do ano por essas organizações”, ressaltou.