Nesta quinta-feira (21/09), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) deu início a oficina “Alinhamento sobre a implantação das redes de Atenção à Saúde”, destinado aos profissionais que atuam na pasta. O objetivo é ajustar os conceitos, os fundamentos e a implantação da estrutura operacional, além de planejar atividades relativas ao projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PAS). 

 

Na oportunidade, representantes de entidades como Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Umane e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)  compartilharam o momento para a construção e desenvolvimento de ações destinadas à saúde pública do Estado. 

 

A secretária executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária de Pernambuco, Verônica Cisneiros, aproveitou para reforçar o compromisso de introduzir melhorias na rede de saúde, por meio da estruturação de processos de planejamento, execução, monitoramento e reavaliação das ações. “E hoje é importante destacar e também afirmar que as ações dessa primeira etapa a gente cumpriu”, comemorou. 

 

Ainda na ocasião, o diretor geral de Gestão Participativa da SES-PE, Renan Freitas, parabenizou a iniciativa e o comprometimento de todos os envolvidos para realização da oficina. “Pernambuco é vanguarda no País na saúde pública e é desse jeito que queremos que continue. E com certeza, através dessa discussão de hoje e amanhã, iremos do Litoral ao Sertão reorganizar as redes de atenção à saúde, favorecendo a nossa população”, pontuou. 

 

O sanitarista, professor e idealizador do projeto Planifica SUS, Eugênio Villaça, explanou sobre os desafios da implantação do projeto como modelo eficiente e eficaz. Ele defendeu o Planifica como importante aliado em busca da integração da Atenção Primária com a Especializada, além da resolutividade dentro do Sistema Único de Saúde. A conferência contou com a explicação do diretor geral de Informações Epidemiológicas, José Lancart de Lima, sobre o cenário epidemiológico do Estado. 

 

Durante a conferência, os participantes estarão divididos em grupos de discussão para ampliação das atividades e debates. A capacitação acontece no auditório da Faculdade Estácio de Sá e se estenderá até a tarde desta sexta-feira (22/09).