Nesta segunda-feira (02), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) retomou a Roda de Conversa do Planejamento Regional Integrado (PRI), entre os grupos condutores macrorregionais e o grupo do condutor central (representado pelo Cosems, Ministério da Saúde e SES_PE), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo do encontro foi proporcionar uma visão abrangente e direcionada na facilitação da construção dos Mapas Macrorregionais de forma analítica e colaborativa. 

O Mapa Regional de Saúde é a descrição geográfica da distribuição de recursos humanos, de ações e serviços de saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela iniciativa privada. O debate é uma oportunidade para ampliar essa discussão e qualificar a escuta sobre os tópicos importantes para elaboração desses mapas de saúde. 

Para a coordenadora do Planejamento Regional Integrado (PRI) da SES-PE, Thaís Neves, é após a identificação das necessidades de saúde, dos vazios assistenciais, da capacidade instalada e das potencialidades dos territórios, que é possível observar as prioridades, responsabilidades sanitárias e financeiras para garantir a equidade e resolutividade das ações e dos serviços da Rede de Atenção à Saúde (RAS). 

“Neste primeiro momento, tivemos a oportunidade de analisar os mapas de saúde regionais com um olhar direcionado a observar as potencialidades e fragilidades e, a partir de agora, seguiremos para o próximo passo, que é a elaboração do Mapa Macrorregional”, explicou.

O diretor geral de gestão participativa da SES-PE, Renan Freitas, considerou a iniciativa como um marco importante de retomada da discussão para repensar as Redes de Atenção à Saúde para favorecer e garantir o acesso igualitário aos usuários dos serviços de saúde de Pernambuco. 

“Esses encontros serão realizados de forma macrorregionais, descentralizadas, com reuniões em Caruaru, Serra Talhada e Petrolina, e através desse trabalho em conjunto com os grupos condutores elaborar as estratégias mais direcionadas para garantir um serviço de qualidade para a população Pernambucana” , finalizou o diretor.