A Vigilância Sentinela dos Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu capacitação integrada, nesta sexta-feira (01/09), com equipes da Recepção e da Classificação de Risco das Emergências do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns. O objetivo do treinamento é qualificar os servidores das unidades que utilizam, diariamente, o Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (Sinatt), no repasse de dados das ocorrências envolvendo vítimas de acidentes de trânsito na região.

Pernambuco é pioneiro na implantação dessa vigilância, que contribui diretamente na implantação e no aperfeiçoamento de políticas públicas de saúde e segurança viária, incluindo ações estratégicas de educação para o trânsito e ostensivas da Operação Lei Seca (OLS). O Hospital Dom Moura é uma das unidades sentinelas, referências no repasse de informações sobre o perfil das vítimas desses acidentes – sejam elas fatais ou não.

Conduzido pelas enfermeiras sanitaristas Denise Rodrigues e Jéssyk Ferreira, o treinamento reuniu mais de 30 servidores, entre recepcionistas, enfermeiros, residentes multiprofissionais, representantes da V Gerência Regional de Saúde (V Geres). A instrução focou no aprimoramento do passo a passo da atualização do banco de dados, assim como na importância da integração entre os vários setores do hospital.

“Nossa missão é manter sempre o fluxo atualizado, qualificando. As notificações fundamentam muitas ações governamentais, então precisamos estar alinhados com os hospitais que recebem essa demanda”, explica Jéssyk Ferreira, uma das treinadoras da Vigilância estadual.

Além da disseminação das informações, o banco de dados de acidentes de transporte terrestre, com as informações coletadas nas emergências do estado, permite à SES-PE elaborar boletins, informes epidemiológicos e materiais educativos. Além disso, ajuda no monitoramento sistemático dos indicadores e desenvolve o Plano de Qualificação do Sistema de Informação, contribuindo diretamente, também, na estruturação da rede de saúde e de parcerias internas e externas.