O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, entregou nesta quarta-feira (26/03), na antiga sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na Praça Oswaldo Cruz, no Recife, o ônibus do programa Prevenção para Tod@s. O veículo auxiliará em ações de testagem, diagnóstico e sensibilização sobre aids e outras DSTs, além de ações em parceria com os programas de tuberculose e hanseníase. A SES investiu R$ 400 mil no equipamento, que contará com uma equipe multidisciplinar no desenvolvimento das ações.
 
“Com esta iniciativa, vamos ampliar as possibilidades do diagnóstico precoce das infecções causadas pelo HIV, sífilis e hepatites B e C, entre outras doenças. Nosso objetivo é participar de jornadas municipais, grandes festividades, atividades em escolas”, afirma o secretário Antonio Carlos Figueira. Também serão realizadas ações em áreas de concentração de populações mais vulneráveis, como pessoas privadas de liberdade, usuários de drogas, prostitutas, travestis, gays e homens que fazem sexo com homens (HSH).
 
Além da testagem, haverá aconselhamento ao paciente antes e após o exame. Em casos positivos, já será feito o direcionamento para uma unidade de referência para o tratamento da enfermidade. Todo o trabalho será conduzido por uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiro, psicólogo, técnico de laboratório, biomédico/farmacêutico/bioquímico e educadores de pares.