As baixas temperaturas do inverno, estação iniciada no último dia 21 de junho, são propícias para o surgimento de doenças oculares agudas, como a conjuntivite, inflamação que acomete a membrana que cobre os olhos. Os principais sintomas são coceira, queimação, sensibilidade à luz, vermelhidão nos olhos, secreção, lacrimejamento e inchaço nas pálpebras. Com a volta às aulas, o número de casos de conjuntivite em crianças cresce, por isso os pais precisam estar atentos. A UPA Paulista, que é administrada pela Fundação Manoel da Silva Almeida – Hospital Maria Lucinda, registrou só em julho 344 atendimentos de pacientes com conjuntivite.

Segundo o oftalmologista Rômulo Pires de Souza, a conjuntivite tende a ser nesta época de caráter viral, porém pode se associar com infecções bacterianas secundárias às virais ou complicações por inflamações maltratadas, muitas vezes associadas a automedicação.

“Em caso de suspeita ou irritação ocular, orienta-se a necessidade de avaliação com especialista o mais rápido possível. É indicado o uso de colírios lubrificantes (sob orientação médica), higiene dos olhos, hidratação e uso de alimentos que possuam maior quantidade de vitamina C, pois auxiliam na recuperação do epitélio corneano e metabolismo do organismo, diminuindo as chances de complicações, que muitas vezes são de tratamento mais prolongados e dolorosos e com maior risco de comprometimento da função visual”, destaca o especialista.

Ainda de acordo com o oftalmologista, para que a conjuntivite não seja disseminada, orienta-se que pacientes diagnosticados com a doença fiquem em casa, principalmente as crianças, para evitar a transmissão da doença.

Dicas - Como formas de prevenção, evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência usando água e sabão e secar com toalhas de papel, não coçar os olhos, trocar fronhas e travesseiros periodicamente.

“A UPA Paulista está preparada para oferecer atendimento oftalmológico de urgência para pacientes provenientes de qualquer região, não precisa de marcação ou encaminhamento. Estamos com escala médica completa, dispomos de oftalmologista todos os dias da semana, 24 horas por dia. A equipe multiprofissional está apta a acolher e atender de forma humanizada todo usuário que procurar a unidade”, enfatiza a diretora-geral Milena Figueira.

Atendimento - O atendimento de urgência é direcionado aos pacientes com quadro de inflamação, como conjuntivite, além de traumas (contusão ou perfurocortante), lesões, infecções, acidentes com químicos e corpo estranho no olho.

A UPA também disponibiliza atendimento de urgência nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Odontologia (este último, apenas no período diurno). A unidade fica localizada na Av. Prefeito Severino Cunha Primo, 1523, Jardim Paulista, Paulista/PE.