Membros do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) reuniram-se, nesta terça-feira (29/08), na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Na pauta do encontro, a discussão de propostas para futuras ações a serem desempenhadas em diversas regiões do Estado, a elaboração de um guia para criação e estruturação dos Comitês Municipais de Prevenção aos Acidentes de Motocicleta, a vigilância de acidentes de transporte terrestre em Pernambuco, além das ações promovidas pela Operação Lei Seca (OLS), com foco na fiscalização e educação dos condutores.

A coordenadora executiva do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), Jackeline Diniz, destacou a importância da descentralização das ações. “Precisamos potencializar que as ações da Operação Lei Seca e do Cepam são voltadas para promoção da saúde da população e para a prevenção de acidentes. Visamos salvar vidas diariamente”, afirmou.

O Cepam foi criado em 2011, visto que as ocorrências de acidentes de moto passaram a ser consideradas uma epidemia de saúde pública. Entre as ações de promoção da saúde estão as atividades de educação no ambiente escolar, festividades tradicionais, entre outras.

A Operação Lei Seca, em Pernambuco, é coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Criada em dezembro de 2011, atua no desenvolvimento de ações visando à redução de acidentes de trânsito, educação e fiscalização de condutores.

A coordenadora-executiva da Operação Lei Seca, Steice Oliveira, apresentou aos profissionais a atuação da OLS como braço operacional do Cepam e destacou o dinamismo das ações que envolvem atores da SES-PE, da Secretaria de Defesa Social (SDS) e do Detran-PE. “Os três eixos contam com agentes de saúde, policiais militares e agentes de trânsito, estes últimos voltados para checagem dos níveis de alcoolemia, condições do veículo e documentação dos condutores de carros e motos”, explicou.

“A Operação Lei Seca atua fortemente nos principais fatores considerados de risco de acidentes: redução dos níveis de velocidade, uso do cinto de segurança e capacete e a ingestão de álcool”.

A SES-PE também desenvolve o trabalho de monitorar o perfil dos casos de Acidentes com Transporte Terrestres (ATT) notificados (vítima, acidente e fatores de risco e de proteção) em serviços sentinelas – unidades de saúde referência para ortopedia/traumatologia.

A coordenadora de Vigilância de Acidentes e Violência, Mariana Barros, explanou durante a reunião sobre as ações desenvolvidas pelos Comitês Regionais de Vigilância do Óbito por ATT. Estes Comitês possuem caráter técnico-consultivo e buscam analisar as circunstâncias dos acidentes que levaram aos óbitos; identificar os fatores de risco e de proteção das vítimas de ATT que foram a óbitos; qualificar os sistemas de informação; propor e recomendar ações para prevenção e redução desses acidentes aos órgãos competentes.