A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) concluem o curso de Formação de multiplicadores enfermeiros em planejamento familiar e reprodutivo com ênfase na inserção, revisão e retirada do Dispositivo Intrauterino (DIU). A formação executada pela ESPPE formou 26 profissionais da Enfermagem que atuarão como agentes de multiplicação em maternidades e em outros serviços de saúde das 12 regiões do Estado. Esta foi a primeira turma a realizar o curso de formação.

Entre as iniciativas que serão desempenhadas pelos profissionais está a qualificação do planejamento familiar e contribuição para ampliação do acesso ao DIU, que contemplará mulheres que desejem e sejam elegíveis para utilização desse método contraceptivo. O curso contou ainda com a parceria do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN-PE), da Câmara Técnica de Saúde da Mulher e do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM).

"Foi incrível esses dias adquirindo novos saberes, com pessoas tão capacitadas. Quero agradecer a todos os preceptores por toda entrega, por todo conhecimento compartilhado, por tanto empenho em nos capacitar. Aos colegas, meu muito obrigada pelo companheirismo, incentivo nas práticas, a união e força em todos os momentos”, destacou a aluna do curso de formação, Glécia Saraiva.

A cerimônia de encerramento da formação que será realizada no próximo dia 15 de dezembro, das 9h às 12h, no auditório do Centro de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM/PE).