Na manhã desta terça-feira (31/10), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou, na sede da pasta, no Bongi, o Seminário Estadual de Planejamento em Saúde - “Desafios para instituir Cultura de Planejamento” -, direcionado aos gestores, aos técnicos e aos representantes do Controle Social. O encontro foi organizado pela Diretoria Geral de Gestão Interfederativa e Participativa (DGGIP) e pela Superintendência de Planejamento e Governança em Saúde (SPGS).

Na oportunidade foi apresentado e divulgado o sistema PE PlanejaSUS, ferramenta tecnológica para gestores e técnicos aplicarem o processo de planejamento, monitoramento e avaliação para o Plano Estadual de Saúde.

A Secretária estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, agradeceu a presença dos representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Estadual de Saúde e reforçou a importância da estratégia para alinhar as ações de saúde. “É fundamental valorizar essa parceria para fortalecer nossos projetos, identificar impedimentos e resolver os problemas através de diagnósticos assertivos e adequados”, destacou.

Para o diretor geral de gestão participativa da SES-PE, Renan Freitas, trata-se de um momento representativo para o Estado. “Percorremos os municípios, as quatro macrorregiões, colhendo o olhar pernambucano e entendendo a necessidade da população para desenvolver o processo e a estrutura da ferramenta”, pontuou. Ainda de acordo com ele, a perspectiva é implantar na SES-PE a cultura do planejamento e trabalhar com foco no fortalecimento dos próximos anos da gestão, de maneira eficaz e resolutiva, com o auxílio da ferramenta.

Estiveram presentes, na ocasião, o representante regional de Pernambuco do Ministério da Saúde, Rosano Freire; a presidente do Conselho Estadual de Saúde de pernambuco (CES), Sônia Pinto; a secretária executiva de Gestão Estratégica e Coordenação Geral na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Bárbara Florêncio; e a coordenadora do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proad), Gilcilene Pretta Cani.