O Novembro Azul é dedicado à conscientização dos cuidados referentes à saúde masculina. Nesta segunda-feira (27/11), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), no Bongi, dando prosseguimento a uma série de ações alusivas ao tema, foi a vez da Semana do Novembro Azul olhar para “dentro de casa”, dedicando um tempo para informar os funcionários do nível central sobre o autocuidado e a prática de hábitos saudáveis.

O primeiro dia do evento contou com uma mesa de debates composta pelo médico urologista e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia - Seccional Pernambuco -, Tibério Moreno Jr, pelo diretor geral de Telessaúde, o médico cardiologista Frederico Jorge, pelo coordenador de articulação de Saúde Bucal do Estado, Lucas Borges, e pela nutricionista Lorena Leal, residente em Saúde Coletiva. 

Os especialistas discorreram sobre temas relacionados à saúde masculina, alimentação saudável, cuidados com saúde bucal e atividades físicas que auxiliam na saúde do coração, além de responderem aos questionamentos dos funcionários presentes.

O diretor de Telessaúde Frederico Jorge destacou a “excelente iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde em estimular a saúde do homem” e as ações feitas ao longo do mês em outros pontos do estado. 

“Mais de 60% dos homens chegam aos consultórios de urologia levados por suas companheiras. Isso é um dado preocupante, e estimular o homem a procurar espontaneamente seu urologista para fazer esse rastreio é necessário. Além do câncer de próstata, permanecem, praticamente, inalteradas as recomendações para hábitos saudáveis de vida, como alimentação orientada e práticas de atividades físicas”, concluiu.