Ao longo deste sábado (18/05), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou o primeiro mutirão simultâneo de exames e consultas do Programa Cuida PE, nas 14 Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs), além de cirurgias no Hospital Belarmino Correia (HBC), em Goiana. Foram atendidos mais de 2.800 pacientes. A ação integra o objetivo central do Cuida PE, que é reduzir a fila de espera pelos atendimentos na rede pública de saúde de Pernambuco.

Para garantir a adesão dos pacientes, veículos do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) dos municípios foram utilizados ao longo do dia de mutirão, assim como as 24 vans das Gerências Regionais de Saúde (Geres), que realizaram o deslocamento dos usuários para as unidades. Na UPAE Grande Recife, o paciente Pedro Quirino contou como o transporte contribuiu para sua ida. “É uma iniciativa muito boa, porque às vezes a gente não tem condições de vir até o atendimento, e com a van trazendo, com a atenção de vocês, a gente se sente cuidado de verdade”, enfatizou.

Nos serviços, a população teve acesso a 31 especialidades, incluindo exames de audiometria, biópsia de próstata, colposcopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, exames de laboratórios, mamografia, raio-x, ultrassonografia, ultrassonografia vascular e videolaringoscopia. Nas consultas clínicas, as áreas contemplaram cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, mastologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, urologia e vascular.

Em Goiana, no Hospital Belarmino Correia, ocorreram as cirurgias oftalmológicas de catarata e, na área ginecológica, foram realizadas laqueaduras. Uma das pacientes, também beneficiada com o mutirão deste sábado, foi Rosimere Maria da Silva, do município de Conrado. “Estava à espera da laqueadura há cerca de três anos, e hoje cheguei aqui para concluir essa etapa na minha vida. Muito agradecida à equipe do hospital, tudo ocorreu muito bem”, disse a paciente.

A coordenadora do Programa Cuida PE e diretora-geral de Articulação Estratégica da Secretaria Estadual de Saúde, Noemy Gomes, destaca a importância da mobilização e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O mutirão oportunizou um envolvimento intersetorial com todas as Geres, além das representações dos municípios, que também estiveram em parceria para que tudo acontecesse. Essas parcerias são de grande relevância para que possamos continuar executando estratégias de acelerar a fila de espera. Nossa ideia é continuar realizando novos mutirões por todo o Estado”, ressalta.