Equipes de Vigilância Ambiental dos 11 municípios que compõem a área de abrangência da IX Gerência Regional de Saúde (Geres) estão sendo capacitadas, nesta semana, em Ouricuri, no sertão do estado, sobre a atualização dos sistemas de endemias para arboviroses. Supervisores, coordenadores e digitadores passam pela capacitação, que começou nesta terça-feira (09/04) e segue até esta quinta-feira (11/04).

A ação faz parte da iniciativa de formação continuada e treinamento das equipes de saúde, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), nas estratégias de intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypt. “Diante do momento de alerta que vivenciamos no nosso país com relação às arboviroses, e de nosso cenário epidemiológico crescente de casos na região, teremos durante essa semana esse momento de atualização e aprimoramento dos sistemas com os coordenadores e digitadores municipais. O curso será de grande valia no direcionamento para o planejamento das ações educativas de enfrentamento”, destaca a coordenadora de Vigilância em Saúde da IX Geres, Raione Arrais.

O treinamento, que ocorre no auditório da IX Geres, contempla orientações sobre o uso de ferramentas de dados, utilizadas rotineiramente pelos profissionais, como o Sistema de Localidades (Sisloc), Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES), Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SISPNCD) e no Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypt (LIRAa).