A Comissão Intergestores Regional (CIR) da VIII Região de Saúde, em Pernambuco, realizou uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (08/12), em Petrolina, para discutir os desafios e oportunidades na regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da IV macro que abrange 25 municípios.

O encontro contou com a presença dos prefeitos desses municípios e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e dos Secretários municipais de saúde da região.

Durante a reunião, foi apresentado um estudo técnico sobre os incentivos financeiros tripartite e as vantagens de ter o SAMU regionalizado. O documento mostrou ainda um aumento de recursos financeiros para a região, provenientes do Ministério da Saúde (MS), do Governo de Pernambuco e dos municípios participantes.

Os assessores do COSEMS debateram as vantagens de ter o SAMU regionalizado para atender o tempo resposta aos municípios e o compartilhamento das experiências com outros municípios. Entre as vantagens citadas, está à otimização dos recursos, a redução dos custos e a melhoria da cobertura do serviço.

Os participantes concordaram em continuar as discussões para definir os próximos passos para a implementação da regionalização.