A população feminina dos 13 municípios que integram a VI Gerência Regional de Saúde do Estado (VI Geres) já pode fazer seu planejamento sexual e reprodutivo no ambulatório implantado no Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde. No ambiente do HRRBC, ampliou-se a oferta de métodos contraceptivos, com ênfase nos meios de longa duração.

Representantes do Ruy de Barros, da VI Geres e da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) trabalharam no alinhamento das estratégias, pensando num serviço eficiente e inclusivo, que acolhesse a população da Regional.

“O planejamento reprodutivo é um direito humano. Com o início desse ambulatório, a população terá acesso a métodos contraceptivos seguros e poderá decidir quantos filhos ter e quando tê-los”, comemora Ana Kelly Araújo, coordenadora do HRRBC.

“Abertura do ambulatório é essencial para as mulheres dos 13 municípios que compõem a VI Geres. É importante divulgar esse trabalho. Por meio de uma equipe multidisciplinar, essas mulheres vão poder usar DIU, fazer uma laqueadura, com um acompanhamento muito próximo dos profissionais de saúde”, afirma o gerente da VI Geres, Dayvison Amaral.

Para ser atendido no ambulatório, há um caminho a percorrer. O agendamento é feito por meio da Central de Marcação e Regulação Estadual (CMRE), a partir do atendimento das interessadas nas unidades básicas de saúde.

Durante o processo, as mulheres participam de atividades educativas para conhecer melhor os métodos, bem como as vantagens e desvantagens. Em seguida, ocorre o atendimento presencial e, por fim, os critérios para usufruir da oferta. Com acompanhamento pós-operatório tão logo encerrado o procedimento.