A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da XII Gerência Regional de Saúde (XII Geres), realizou na manhã desta quinta-feira (11/04), no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), em Goiana, a capacitação em Manejo Clínico da Criança e Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) na Atenção Primária. A iniciativa visa à educação continuada de médicos e enfermeiros da Atenção Básica dos municípios que integram a XII Geres. A capacitação faz parte de um conjunto de ações presentes no Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância, lançado no final de fevereiro deste ano.

O treinamento foi ministrado pela médica intensivista pediátrica e neonatologista, Ozanil Cursino, que explorou táticas de manejo clínico da criança e apresentou um estudo de caso relacionado ao tema. “O curso permitiu um aprofundamento da bronquiolite viral, que acomete crianças. Acredito num impacto positivo dentro das unidades básicas devido a atualização dos participantes na identificação e diagnósticos dos casos leves, moderados e graves”, explica Ozanil Cursino.

A gerente da XII Geres, Camilla Sena, destaca o fortalecimento na rede como proposta da capacitação e o melhor preparo dos profissionais no atendimento à criança. “Nosso objetivo maior é que esses profissionais saiam com a consciência clínica aguçada. Além de uma abordagem preventiva e o cuidado longitudinal passando por toda a estratégia dentro do território dos nossos 10 municípios da regional”, ressalta Camilla Sena.

Plano de Contingência - O Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância foi criado com o objetivo de determinar ações para garantir a rápida detecção e resposta aos casos, surtos ou epidemias decorrentes da circulação dos vírus respiratórios. O Plano serve como diretriz para os serviços da rede de atenção e atua de forma transversal para mobilizar a sociedade para adoção de medidas preventivas, como a vacinação contra a influenza, pneumococos e Covid-19, e de controle da transmissão.