A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco lança o Centro de Inteligência na Saúde em Pernambuco (Cispe), uma iniciativa da Diretoria Geral de Monitoramento e Gestão Estratégica (Dgmog), para automatizar, desburocratizar e tornar mais eficazes os processos da secretaria de Saúde. As informações do Cispe tornaram-se fundamentais nos processos de captação, sistematização, disponibilização e análise de dados para melhorar a capacidade de resposta da SES-PE às necessidades da população.

A ideia do Cispe surgiu através do workshop do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges) promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) que ocorreu em março de 2023, em Recife. O Centro foi desenvolvido para que o acompanhamento, leitura, alinhamento e exposição de múltiplos indicadores que interferem na atuação da secretaria sejam agrupados num mesmo espaço virtual, para gerar uma leitura rápida da situação no que tange o funcionamento da saúde pública de Pernambuco. 

“A partir desse trabalho que podemos promover a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, gerenciar eficientemente os recursos, dar apoio em eventos da natureza, melhorar a saúde populacional e permitir a personalização do cuidado para cada paciente, levando em conta as possibilidades de acesso a serviços que ele tem e reforçando unidades corretas para atender quem mais precisa”, explica a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Para a diretora da Dgmog, Mariana Neide, o desenvolvimento do Cispe torna Pernambuco na vanguarda quando se fala em avanço tecnológico. “Saímos do estado responsivo em que costumávamos estar e passamos ao estado preditivo. Isso significa que, com a utilização desse sistema, podemos planejar ações de forma estratégica, econômica e rápida nas diversas demandas que esses indicadores apontam”, defende.

 

Site: https://cispe.saude.pe.gov.br/ 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gm9u3Canpig 

Tags da notícia