A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou, nesta quinta-feira (02/05), a primeira edição do Fórum de Discussão sobre as Vítimas de Acidentes de Trânsito e sua Repercussão na Saúde. O encontro marcou a abertura da campanha de prevenção de acidentes Maio Amarelo e focou no debate de como os acidentes de trânsito impactam o fluxo assistencial dos serviços de saúde e na qualidade de vida das vítimas.

A programação do fórum, que contou com três mesas de discussão, abordou temas transversais que englobam a saúde e o trânsito, como a associação da ingestão de álcool e direção, os efeitos do álcool no organismo, os impactos dos acidentes de trânsito e as repercussões nos grandes hospitais de Pernambuco, além do cenário estatístico do perfil das vítimas que se envolve em acidentes e acessa o serviço de saúde.

De acordo com o monitoramento realizado pela SES-PE, de janeiro a março de 2023, foram notificados, em todo o estado, 9.912 pacientes vítimas de acidentes de transporte terrestre em hospitais da Rede Estadual de Saúde. Já no primeiro trimestre de 2024, foram 10.980 vítimas – um aumento de 10,8% na quantidade de pacientes acidentados. O perfil dos pacientes é, em sua maioria, homens entre 20 e 39 anos de idade. Mais de 70% dos acidentes notificados envolvem motociclistas.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou a importância das parcerias institucionais entre os órgãos de trânsito e a SES-PE na construção de uma conscientização social e nas ações educativas em prol da vida. “Sabemos que os acidentes de trânsito são um sério problema de saúde pública em todo o mundo. Esse evento vem contribuir para discutirmos estratégias que potencializam nossa atuação enquanto saúde junto às forças operacionais de fiscalização e que possamos caminhar de forma conjunta, principalmente em um dos pilares mais importantes de reflexão e mudança de comportamento, que são as ações de educação para o trânsito”, finalizou.

O Estado possui, ao todo, 17 unidades hospitalares consideradas referência em traumato-ortopedia e no atendimento de pacientes vítimas de sinistros de trânsito. Neste ano, até o dia 29 de abril, o Hospital Universitário de Petrolina lidera o número de vítimas por unidade, com 2.298 pacientes; seguido pelo Hospital da Restauração (HR), no Recife, com 2.129 vítimas e, em terceira posição, o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, com 1.334 pacientes. Entre as lesões mais recorrentes registradas em Pernambuco, neste ano, estão as fraturas, torções e politraumatismo.

O diretor-geral do Hospital da Restauração (HR), Petrus Andrade Lima, pontuou como os altos índices de internamento de pacientes vítimas de sinistros de trânsito ocasionam aumento na lotação das unidades pelo longo período de internação das vítimas. “Os acidentes com moto são a maioria dos atendimentos em nossa unidade, principalmente na ortopedia. O custo é extremamente elevado para a sociedade, sejam eles diretos ou indiretos, além do processo para as próprias vítimas com afastamento do trabalho, reabilitação complexa e novas adaptações necessárias”, evidenciou.

Durante a abertura do evento, a equipe de Educação da Operação Lei Seca de Pernambuco (OLS/PE) foi homenageada com certificados de reconhecimento pelo trabalho de conscientização desenvolvido junto à população. Em 2024, a iniciativa completa 13 anos de existência. Luiz Eduardo é um dos educadores da equipe. “Fui vítima de um acidente de trânsito, como pedestre, aos 12 anos de idade e, como sequela, perdi a perna esquerda aos 28 anos de idade. É sempre especial receber esse reconhecimento, a gente se sente valorizado e dá mais sentido a seguir em frente para mudar o comportamento das pessoas sobre a responsabilidade que é o trânsito”, destacou.

Ao longo do mês de maio, a SES-PE intensifica uma série de ações educativas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e em cidades do interior do estado, em alusão à campanha Maio Amarelo. Serão promovidas blitz educativas, além de palestras em escolas, empresas e organizações em Recife, Feira Nova, Ribeirão, Cabo de Santo Agostinho, Barreiros, Paulista, Belo Jardim, Goiana, Garanhuns, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Moreno e Caruaru.