Iniciou na última quarta-feira (04/10), no auditório do IMIP, o I Seminário de Planejamento, Financiamento e Economia da Saúde que segue até esta sexta-feira (06/10) visando debater as boas práticas de planejamento do orçamento público na esfera municipal, estadual e nacional. O evento é voltado para gestores técnicos municipais e estaduais que participam das ações de economia da saúde, planejamento, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), órgãos de controle e conselheiros. No último dia de evento (06/10), os participantes discutem sobre planejamento do SUS e peças orçamentárias e o sistema SIOPS. 

A mesa de abertura foi o pontapé inicial do evento composta por representantes de órgãos de interesse no tema como: a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, o superintendente estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Freire e o Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Artur Amorim. Além destes, marcaram presença representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Conselho Estadual de Saúde (CES), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e diretores e secretários executivos da SES-PE. 

A programação do primeiro dia seguiu com rodadas de palestras regidas por temas centrais das mesas expositivas, sendo o tema da primeira mesa: O orçamento público na perspectiva dos instrumentos de planejamento. A primeira palestra trouxe como foco: “A relação entre os instrumentos de planejamento e orçamento de forma prática”, e ficou a cargo de Cristina Paulino, assessora técnica da Secretaria Executiva do Cosems. Em seguida, Alvimar Neves, diretor geral de Finanças da SES-PE, continuou com a palestra sobre: “A execução orçamentária e financeira na prática de gestão”. Roberta Amorim e Lucas Antunes se encarregaram de fechar as últimas palestras na manhã da quarta-feira (04/10).

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a responsabilidade de fazer um evento que reúne diversos atores da gestão pública. “É uma responsabilidade enorme a gente planejar para que possamos utilizar o recurso finito da melhor forma possível beneficiando de forma equitativa como se predispõe o SUS. Então, para que tudo isso aconteça, a gente vai ter que ter as ferramentas de gestão para que operacionalize esse recurso dentro de um planejamento da melhor forma e que possa ser monitorado, cuidado e ajustado. Todo o time da Secretaria, todo o time do Cosems e o time do Ministério vai estar aqui durante esses três dias, trabalhando de forma a construir esse conhecimento e poder aprender uns com os outros para que a gente fortaleça o SUS e que a gente realmente possa ter a responsabilidade de fazer acontecer lá na ponta do melhor jeito".

O evento contou ainda com debates sobre “A Análise do gasto em saúde: planejamento e controle na gestão pública”, tendo palestras com representantes do Departamento de Economia em Saúde, Investimento e Desempenho do Ministério da Saúde (DESID-MS), Conselho Estadual de Saúde (CES-PE) e Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Especialistas também abordaram o tema; “A economia da saúde no cotidiano do gestor”, com integrantes do Fundo Nacional de Saúde (MS), Núcleo de Economia da Saúde (SES-PE) e Fiocruz/PE.