A VI Gerência Regional de Saúde (VI Geres) viabilizou, na última quinta-feira (16/11), uma visita de residentes em saúde ao Quilombo Mundo Novo, localizado no município de Buíque, no Sertão do Estado. O encontro teve como objetivo inserir no dia a dia desses profissionais a história e a cultura dos quilombolas, bem como propor o entendimento dos aspectos sociais da comunidade como ferramenta para se fazer uma saúde com qualidade.

Dayvison Amaral, gerente da VI Geres, destacou o comprometimento da Regional em apoiar os residentes na busca pelo conhecimento. E, a partir da cultura quilombola, conduzi-los a experiências enriquecedoras no âmbito do SUS.

“Essa visita foi uma experiência enriquecedora para os residentes, que puderam aplicar o que aprenderam em suas práticas diárias de saúde. O Quilombo Mundo Novo, em Buíque, é um lugar especial, com rica cultura e farta história. Ficamos felizes em ter a oportunidade de aprender com eles”, afirmou Dayvison Amaral..

Deyvison destaca, ainda, que as trocas de experiência e cuidado não param por aí. “Esperamos que essa visita seja apenas o começo de uma colaboração duradoura e frutífera entre a VI GERES e o Quilombo Mundo Novo. Saúde só se faz pisando no território, conhecendo o chão. A visita dos residentes ao quilombo é um exercício de serviço de saúde, que coloca em evidência a realidade, as potências e as fragilidades dos lugares”, declarou.