Na busca por promover o autoconhecimento e a expressão emocional saudável entre os estudantes do ensino fundamental, a equipe multiprofissional da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII GERES), com sede em Petrolina, desenvolveu uma série de atividades na manhã desta sexta-feira (06/10), na escola Antonio Cassimiro. A iniciativa é uma das demandas do programa “Ouvir para Mudar”, do governo do estado de Pernambuco, que visa fortalecer a saúde mental no ambiente escolar.

Com o intuito de enfatizar a importância da integração entre saúde e educação, a gerente regional de saúde, Ana Célia de Almeida Carvalho, e a gerente regional de educação, Ana Karina de Oliveira Ramos, uniram esforços para proporcionar aos estudantes um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento pleno.

As atividades desenvolvidas pela equipe de saúde mental foram inspiradas no mês de prevenção ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo. O objetivo principal foi estimular o autoconhecimento e a expressão emocional saudável dos alunos, abordando temas sensíveis de forma lúdica e coloquial.

Entre as atividades propostas, destacam-se as dinâmicas dos Balões dos Sentimentos. Os estudantes receberam balões vazios e foram convidados a refletir sobre seus medos, desejos especiais e sonhos. Em um momento de partilha, puderam expressar suas emoções por meio de desenhos e presentear uns aos outros com mensagens positivas.

A equipe também disponibilizou uma Caixa de Sentimentos para que os alunos pudessem fazer relatos anônimos sobre seus medos, angústias e preocupações diárias. Além disso, foram realizadas rodas de conversa mediadas por psicólogos, proporcionando um espaço seguro para que os estudantes pudessem falar sobre suas inquietações.

Com essa iniciativa, espera-se fortalecer os vínculos de escuta e acolhimento entre os pares no ambiente escolar, além de promover a visibilidade da importância da saúde mental no desenvolvimento dos adolescentes. Os resultados esperados incluem uma maior conscientização sobre as emoções, um ambiente escolar mais acolhedor e a redução do estigma relacionado às questões emocionais.

Um dos alunos participantes destacou a importância dessa ação para sua vida, afirmando: “Essas atividades me fizeram refletir sobre meus sentimentos e perceber que não estou sozinho. Foi um momento de troca e acolhimento que me ajudou a lidar com minhas emoções de forma mais saudável”.

Nesse sentido, a próxima fase do projeto envolverá a colaboração estreita não apenas

da equipe gestora das escolas, mas também dos professores, com o objetivo de promover saúde mental aos estudantes por meio de grupos de apoio, assim como aprimorar o processo de identificação dos alunos que possam estar enfrentando dificuldades em relação à saúde mental.

A integração entre saúde e educação demonstra-se fundamental para o bem-estar dos estudantes, e a iniciativa da equipe da VIII Gerência Regional de Saúde em parceria com a Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco está alinhada a esse propósito. Ações como essa reforçam o compromisso em promover a saúde mental e o desenvolvimento pleno dos jovens, contribuindo para uma sociedade mais saudável e acolhedora.