Após o período de prorrogação anunciado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será encerrada nesta sexta-feira (30/06) em Pernambuco. Desde 10 de abril, data do início da mobilização nacional, no Estado foram aplicadas 2.650.014 doses do imunizante que previne contra a gripe, representando uma cobertura de 68,03% para os grupos prioritários, superando de forma discreta a cobertura da mobilização do ano passado 67,06%. Mesmo com a cobertura vacinal abaixo do esperado para este período, Pernambuco configura como o quarto colocado no ranking daqueles que aplicaram mais doses, atrás do Amapá (98,48%) - o único a atingir meta até aqui -, Paraíba (85,88%) e Maranhão (68,69%).

De acordo com os dados encaminhados pelas gestões municipais ao sistema de informação do Ministério da Saúde, em Pernambuco 39 municípios atingiram a meta de 90% para imunização dos grupos elegíveis (ver listagem em anexo), critério criado pelo órgão federal para análise das coberturas vacinais. A SES-PE destaca que em 12 de maio, o MS orientou aos Estados a realizarem a ampliação das ações para população a partir dos 6 meses de idade. Apenas considerando os grupos prioritários, mais de 3,5 milhões (3.538.195) de pessoas podem receber a dose da vacina em Pernambuco.

“Nos preocupa o fato de que em pouco mais de dois meses de campanha, os municípios pernambucanos não alcançarem a meta definida para considerar uma população protegida e frear a circulação do vírus em nosso território. Quando analisados os números em âmbito nacional, embora Pernambuco esteja bem ranqueado, observamos que esta tendência se reflete em todas as regiões do país. Chama ainda a atenção, pelo fato de estarmos enfrentando o período de sazonalidade para adoecimentos que envolvem vírus respiratórios – como no caso da influenza – e só registramos 481.391 doses aplicadas no grupo formado por crianças, simbolizando uma cobertura vacinal de 61,41%”, destaca a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

“A vacinação vai continuar até durarem os estoques remanescentes do imunobiológico presentes nos municípios. Por ser uma estratégia de vacinação realizada por meio de campanha anual, as doses direcionadas a todos os Estados são específicas para o período de campanha. Quem ainda não se vacinou, deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e se proteger contra a gripe. Aproveitamos também para reforçar junto às gestões municipais a importância do registro das doses aplicadas em tempo oportuno para análise do cenário e percepção do impacto da estratégia utilizada em cada território”, reforça a superintendente de Imunizações e Vigilância de Doenças Imunopreviníveis, Jeane Tavares Torres.

A vacina contra o vírus é considerada um imunizante trivalente, pois protege contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B. Na última Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em 2022, Pernambuco não bateu a meta de vacinar 90% da população geral contemplada na mobilização, ficando em apenas 67,06% (2.306.771 de doses aplicadas).

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Doses aplicadas: 2.650.014

Cobertura grupos prioritários: 68,03%

68,98% Idosos (892.797 doses aplicadas)