Neste dia 25 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Dentista e da Saúde Bucal. Uma ocasião especial para considerar e homenagear os profissionais de odontologia que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde bucal em Pernambuco e em todo o Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), através da Coordenação Estadual de Saúde Bucal (CESB) celebra a comemoração e aproveita a oportunidade para destacar a importância da odontologia na atenção à saúde da população.

Os dentistas desempenham um papel crucial na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais, contribuindo significativamente para a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Além de cuidar da estética e funcionalidade dos sorrisos, eles também estão na linha de frente da promoção da saúde, auxiliando na prevenção de doenças como cárie, gengivite e periodontite, que podem ter impactos negativos em todo o corpo.

“A CESB tem se empenhado em garantir o acesso a serviços odontológicos de qualidade em todo o estado, ampliando o acesso da população a ações e serviços que garantam as linhas de cuidados necessárias. Outro ponto é o fortalecimento da educação permanente por meio de capacitações para os profissionais da assistência e o contínuo monitoramento dos indicadores de saúde bucal em Pernambuco.” declarou Pâmella Paixão, Coordenadora Estadual da Política de Saúde Bucal.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), Pernambuco possui 2171 equipes de saúde bucal por todo o estado. Essas equipes realizam atendimento clínico odontológico na atenção primária, além de urgências odontológicas, visitas domiciliares e atividades coletivas. Tendo como apoio na confecção de próteses e reabilitação de pacientes, o estado possui 147 laboratórios regionais de próteses dentárias (LRPD), sendo 146 municipais e 1 estadual.

Em relação ao serviço de urgência e emergência em Saúde Bucal, Pernambuco conta com 11 unidades que ofertam o serviço a população, sendo 6 UPAs: UPA Nova Descoberta, UPA Engenho Velho, UPA Curado, UPA Olinda e UPA Paulista, e 6 hospitais estaduais: Hospital Regional de Palmares, Hospital Geral de Areias, Hospital Regional José Fernandes Salsa, Hospital Regional Jaboatão Prazeres, Hospital Regional Dom Moura e Hospital Regional Inácio de Sá.