O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE), por meio da Gerência de Qualidade, promoveu, entre os dias 24 e 26 de abril, o curso de qualificação da Norma ABNT ISO 151189:2015, que trata do desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade e avaliação da própria competência, para os 12 laboratórios regionais do órgão, situados nas Gerências Regionais de Saúde (Geres). A formação é parte do planejamento anual da Rede Pernambucana de Laboratórios (RPELAB), pertencente à Coordenação de Controle de Qualidade e Biossegurança (CCQB) da Gerência de Avaliação da Qualidade e Projetos Laboratoriais e Estratégicos (GAQPLE).

O objetivo foi qualificar os profissionais para o cumprimento dos requisitos de qualidade e competência exigidos pela norma, contribuindo para o aperfeiçoamento e autonomia dos laboratórios de Saúde Pública das Gerências Regionais. Ainda em 2024, novas capacitações serão promovidas.