Verão, férias e proximidade com o Carnaval, que vai ser realizado, neste ano de 2024, entre 10 e 13 de fevereiro. Este período é um convite a festas, aglomerações e relações interpessoais estreitas, por isso, são necessários cuidados, principalmente com Infecções Sexualmente Transmissíveis. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) dá algumas dicas, ligadas ao autocuidado, para dimiuir riscos de contrair uma IST.

"Esses cuidados são essenciais para que a gente possa curtir o verão sem medo. Um deles é estar em dia com a vacina contra hepatite B. É importante também receber os imunizantes contra a hepatite A, HPV, MPOX, que são indicados para populações específicas de maior vulnerabilidade", alertou o médico infectologista e hepatologista,  gerente de Política de IST/AIDS e Hepatite Virais da SES-PE, Lucas Caheté.

Como a medida mais segura é a prevenção, é importante se proteger com a camisinha, além de outros métodos, como a PrEP – Profilaxia Pré-Exposição - e a PEP - profilaxia pós-exposição. Em Pernambuco, atualmente, médicos (as), enfermeiros (as) e farmacêuticos (as) de serviços de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) podem prescrever a PrEP contínua ou sob demanda, medicação que previne a infecção pelo HIV.

A PEP é indicada quando há uma falha no método de barreira (relações sexuais sem camisinha realizadas de forma consentida ou em caso de acidente com o uso do preservativo) ou caso de violência sexual.

 A utilização da PEP já faz parte da assistência em saúde voltada para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), com acesso por meio dos Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) e das unidades que façam o atendimento na modalidade 24h. "A prevenção combinada é muito importante. Assim, o melhor é curtir o momento, mas sem deixar de lado a prevenção. Cuidar da gente e do outro. A prevenção sempre vai ser a melhor opção”, conclui Lucas Caheté.