Neste sábado (21/10) acontece o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação. Voltada para atualização vacinal da população menor de 15 anos (público estimado em 2.659.650 pessoas), foram aplicadas em Pernambuco, até o momento, 46.437 doses de vacinas. De acordo com dados encaminhados pelas gestões municipais (cerca de 130 municípios) ao Programa Estadual de Imunizações, o maior quantitativo de doses aplicadas foi para Covid-19 (17.883 doses), seguido de Influenza (6.573), HPV (3.899), Poliomielite (3.048) e Febre Amarela (2.360). A Campanha começou no último dia 07/10 e vai até o próximo dia 29 de outubro.

Para o início das ações do Dia D em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebe o Diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS), Eder Gatti, e a Coordenadora Geral de Incorporação Científica e Imunização, Ana Catarina de Melo, na área externa do Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar (Av. Dr. Júlio Maranhão, 1668 - Prazeres, Jaboatão dos Guararapes), a partir das 9h. Representantes do órgão federal estão visitando todos os Estados para o acompanhamento da estratégia local.

“Estamos em um momento de intensificação das ações de estimulo a vacinação em todo o país, pois ainda necessitamos incrementar as coberturas vacinais para diversas doenças e criar uma barreira protetora, principalmente entre os mais vulneráveis, para bloquear a reintrodução de alguns vírus em nosso território. Desde o início do ano temos atualizado os calendários das crianças e adolescentes vacinando nas escolas e este Dia D é mais uma oportunidade, junto com o Ministério da Saúde, para conscientizar pais e responsáveis da importância da atualização das cadernetas vacinais”, reforça a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Pais, mães e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes podem buscar as salas e postos de vacinação, com o cartão de vacinação para análise do profissional de saúde e atualização da situação vacinal. São cerca de 20 tipos imunizantes disponibilizados e que fazem parte do calendário básico de imunização. A SES-PE e o Programa Estadual de Imunizações chamam a atenção para os baixos índices de coberturas, que estão abaixo de 70%, para doenças como poliomielite (64,5% <1 ano), meningite (61,9% <1 ano), febre amarela (52,1%), sarampo (65,1% - 1ª dose e 39,6% - 2ª dose) e rotavírus humano (60,4%).

A única, até o momento, a ultrapassar os 70% de cobertura é a vacina BCG (71%), que protege contra as formas graves de tuberculose. É importante frisar que a meta mínima, definida pelo Ministério da Saúde (MS), para considerar um grupo populacional protegido varia de 90% a 95%, dependendo do tipo de imunizante. Até o momento, o Estado recebeu, aproximadamente, 2 milhões de doses de vacinas e já realizou a distribuição dos imunizantes para que os municípios realizem suas estratégias.

OFICINAS DE MICROPLANEJAMENTO – Em julho deste ano, o Ministério da Saúde (MS) instituiu a Portaria Nº 844, que versa sobre a realização de ações de multivacinação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para o ano de 2023, incluindo a instituição de incentivo financeiro de custeio, excepcional e temporário, para esse fim.

O investimento do órgão federal deve ser destinado à realização de práticas para estimular os municípios pernambucanos no desenvolvimento de ações estratégicas para a vacinação de alta qualidade. A Portaria também prevê o repasse do órgão federal para os Fundos Municipais diretamente, dessa forma os municípios continuam com autonomia para realizar suas diversas estratégias.

Neste mês de outubro, o Programa Estadual de Imunizações iniciou a realização das Oficinas de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade com os municípios pernambucanos. Até o momento, 104 municípios já participaram da iniciativa. Entre os temas abordados nas Oficinas regionalizadas estão à análise da cobertura vacinal por município, identificação das populações vulneráveis, a importância da utilização dos sistemas de informações e o planejamento e a programação das ações de vacinação, desde o armazenamento e monitoramento do estoque dos imunobiológicos até a aplicação. Participam dessas Oficinas, os coordenadores de Imunizações, de Atenção Básica e Epidemiológica de cada cidade.