A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promove, entre os dias 14 e 16 de maio, a Oficina de Sensibilização e Alinhamento conceitual em Saúde da Pessoa Idosa na III Microrregião, que abrange a VI, X e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres). O encontro busca evidenciar as particularidades das alterações de saúde da pessoa idosa para os profissionais dos 35 municípios que pertencem a III Macrorregional.

A oficina faz parte da proposta metodológica do Planifica PE - anunciada para a III Macro ainda em 2023 - e teve como ênfase o manejo clínico e interdisciplinar das principais demandas da população idosa, seguindo os princípios do cuidado centrado no paciente e na gestão da saúde de base populacional.

A gerente de Redes de Atenção à Saúde, Rafaela Niels, destacou a otimização do processo de fortalecimento da rede de atenção à saúde por meio de estratégias, como as oficinas, além de enfatizar o cuidado à população idosa. “Focamos nesse público que tão comumente acessa a rede de saúde e que muitas vezes não tem o seu atendimento feito da melhor forma. Com o processo de estratificação de risco, com a linha de cuidado criada a partir da participação de muitos profissionais e também organizada a partir da análise de risco que existe de fato, a gente tem a chance de ofertar um atendimento mais qualificado e de resolver o problema que esse usuário tem naquele momento”, reforçou Rafaela Niels.

Os principais temas abordados no encontro se direcionaram à geriatria e à gerontologia, sendo divididos em dois momentos. O primeiro ponto para alinhamento conceitual, enquanto a outra etapa foca na estratificação de risco dos idosos pelo Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20). Os dois momentos foram guiados pelo médico geriatra Edgar Nunes de Moraes.

Planifica PE - O Planifica PE é um projeto que vem sendo implantado nas unidades de saúde dos 35 municípios da III Macrorregião, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de saúde, organizar e melhorar o processo de trabalho e a assistência prestada à população na Atenção Primária à Saúde e na Atenção Ambulatorial Especializada para as condições crônicas e rede Materno Infantil.

IVCF-20 - O Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20) é um instrumento simples e de rápida aplicação - de 5 a 10 minutos -, que avalia as principais dimensões que informam, previamente, o declínio funcional e óbito em idosos, como: a idade, a autopercepção da saúde, as atividades de vida diária, a cognição, o humor, a mobilidade, a comunicação e a presença de comorbidades múltiplas.