Em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizará o III Fórum de Prevenção de Gravidez na Adolescência, na próxima terça-feira (06/01) às 14:00h por meio do canal de YouTube da Telessaude SESPE. O evento foi idealizado pela Gerência de Atenção à Saúde da Mulher (GEASM), Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (GEASC) em parceria com a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco (SOGOPE), e tem como o objetivo trazer maior sensibilização com relação à temática, oferecendo técnicas e ferramentas práticas de abordagem.

O III Fórum acontece após a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que ocorreu entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro deste ano. A SES-PE desenvolve e aplica estratégias, no cotidiano, com o intuito de diminuir os números de gravidez não planejada nesta faixa etária. Por meio da GEASM e GEASC são desenvolvidas ações de  melhorias nas condições de saúde desse público, além do envolvimento da família no diálogo sobre a sexualidade responsável e o planejamento familiar de adolescentes.

A gerente da GEASM, Cleonúsia Vasconcelos, explica o empenho da política estadual em atenção à saúde a este grupo, além da capacitação de profissionais da saúde. “A gerência trabalha na ampliação da oferta de métodos contraceptivos para a população de adolescentes que já iniciaram atividade sexual; capacita os profissionais de saúde para que atuem no acolhimento humanizado; e realiza a escuta qualificada desta população em prol dos direitos sexuais e reprodutivos”.

A GEASM destaca a importância de ações que englobem a família e os próprios adolescentes, a partir de 14 anos, sobre sexualidade responsável e métodos contraceptivos. Em 2023, a gerência promoveu um curso, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEE-PE), com o tema “Saúde Sexual e Reprodutiva para adolescentes” para professores e profissionais de saúde vinculados à pasta.

A descoberta da gravidez não planejada acarreta, em sua grande maioria, um misto de sentimentos que podem resultar em atitudes impensadas com consequências sem medida. “É importante a busca por ajuda na unidade básica”, destaca Cleonúsia, indicando um primeiro contato com o SUS, na intenção da gestante receber apoio e orientação da equipe multiprofissional. Além disso, a gerente destaca que “as consultas pré-natais servem para rastrear possíveis doenças que, se não tratadas, podem trazer prejuízo à saúde materna e fetal.”

NÚMEROS -  No ano de 2022, segundo dados obtidos do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), 315.606 nascidos foram de mães com idade entre 10 à 19 anos, representando 12,33% dos nascimentos no Brasil. Em Pernambuco, 17.010 nascimentos foram de mães dessa faixa etária. No Nordeste 105.531 bebês nasceram de mães adolescentes.