A interligação e a interdependência em saúde para humanos, animais domésticos e selvagens, plantas e o meio ambiente (incluindo ecossistemas) constituem a abordagem da Saúde Única. A terminologia aborda dos aspectos multissetoriais visando o bem-estar e enfrentamento às ameaças à saúde e aos ecossistemas, como por exemplo, o controle de zoonoses (doenças que podem se espalhar entre animais e humanos), segurança alimentar, vigilância, prevenção e resposta a surtos de doenças, geração de dados epidemiológicos e conscientização da sociedade.

Para discutir os diversos temas ligados à Saúde Única, acontece de 11 a 14 de dezembro o IV Simpósio de Saúde Única de Pernambuco (programação abaixo). Promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Única e do Grupo de Estudos em Saúde Pública, a iniciativa reunirá especialistas das áreas de medicina tropical e veterinária, biomedicina, sanitaristas, professores de diversas especialidades, biotecnologia, ciência da computação, vigilância ambiental e de resposta a emergências em saúde pública, etc., para palestras, oficinas e rodas de conversa, em caráter virtual. O evento é gratuito, mas os interessados em participar deverão realizar uma inscrição por meio da plataforma Sympla, disponível no endereço: https://www.instagram.com/simposiosaudeunicape/ .

“A realização desse Simpósio, fruto de uma parceria entre o programa de mestrado em Saúde Única da UFRPE e a SES-PE é um marco importantíssimo para saúde pública estadual. A saúde única é fundamental na compreensão de um mundo que está além da causa e efeito dos problemas. A saúde animal explica muito da saúde humana, assim como a saúde ambiental. Compreender o mundo por uma perspectiva ampla, considerando nosso ecossistema, favorece a adoção de políticas públicas mais amplas e efetivas. É um desafio que topamos investir o de trazer para o estado a discussão sobre a saúde única e essa proximidade com a academia ajuda muito nesse processo, assim como estar perto e ouvir a população”, destacou o diretor geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-PE, Eduardo Bezerra.

O professor e coordenador geral do Simpósio, Luiz Maia, chama a atenção para promoção crescente, até mesmo em nível mundial, de assuntos voltados para o enfrentamento de diversas questões de saúde.

"O Simpósio de Saúde Única de Pernambuco, nesta 4ª edição, vai se consolidando como espaço fundamental para a promoção desta abordagem, considerada estratégica pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Mundial de Saúde Animal. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), já vinha sendo apoiadora da iniciativa há vários anos, inclusive pela participação de servidores no Mestrado Profissional sobre o tema, aqui na UFRPE. Mas, agora, como coorganizadora, a Secretaria e os demais parceiros vão assumindo maiores responsabilidades na articulação regional para o enfrentamento de problemas como a prevalência de zoonoses, as resistências antimicrobianas (antifúngica, antiviral, antibacteriana) e uma série de necessidades de ações preventivas, num contexto de pós-pandemia e crise climática. Essa parceria só tende a crescer, e envolver novos atores, dos setores público e privado, nos próximos anos", disse. O professor também foi ex-coordenador do Mestrado Profissional em Saúde Única da UFRPE.

PROGRAMAÇÃO

11 de dezembro

14h-17h – Oficina de Preparação de Estudos de Casos de Saúde Única para Publicação Internacional Modelo CABI
Prof. Dr. Luiz Maia Filho (Economista, Mestrado Profissional em Saúde Única PMPSU-UFRPE, One Health Brasil)
18h30h Sessão de Abertura Inicial do Evento
Prof. Dr. Marcelo de Brito Carneiro Leão (Reitor UFRPE), Profa. Dra. Andreia Paiva de Moura (Médica Veterinária, Coordenadora PMPSU-PE), Representante da SES-PE, Representante do Grupo de Estudos em Saúde Única (GESU-UFRPE)
19h -20h Palestras: Avanços e Desafios na Saúde Única, Perspectivas da SES-PE
Ms. Eduardo Bezerra (Biomédico Sanitarista, Diretor Geral da Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador/SES-PE); Prof. Ms. George Santiago Dimech (Gerente do Núcleo de Vigilância e Resposta a Emergências em Saúde Pública – SEVSAP/SES-PE, Professor do PMPSU-UFRPE)
20h -21h Debate, perguntas, comentários, interações com o público e encerramento do dia

12 de dezembro

10h -11h Roda de conversas da Saúde Única: sessão de discussões sobre projetos de pesquisas do programa, em fase de elaboração, de andamento ou recém-concluídos
Professores PMSPU-UFRPE
14h-17h Sessão da tarde: Projetos de empreendedorismo e inovação com impactos na Saúde Única: Petlife e Acqua Stone
Prof. Dr. Marcelo Anderson Batista dos Santos (Cientista da computação, docente IFPE Sertão e Gestor da Petlife); Profa. Dra. Danielli Dantas (Biotecnologia, Docente da DEPAQ e Gestora da Acqua Stone)
19h -20h Palestras: Avanços e desafios de Saúde Única, perspectivas da Adagro-PE: Brucelose como risco em produtos de origem animal; notificação de doenças zoosanitárias
Dra. Glenda Holanda (Dra. Em Ciência Veterinária UFRPE, Fiscal Estadual Agropecuária e Gerente Estadual de Inspeção Animal da ADAGRO-PE, membro da Comissão de Alimentos da CRMV-PE); Dra. Isabele Valente (Ms. Em Ciência Veterinária, Fiscal ADAGRO, Chefe da Divisão Epidemiológica e Análise de Risco  e Coordenadora do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos desde 2023)
20h -21h Debate, perguntas, comentários, interações com o público e encerramento do dia

13 de dezembro

10h-11h Roda de conversa da Saúde Única: Sessão de discussões sobre os projetos de pesquisa do programa, em fase de elaboração, de andamento ou recém-concluídos
14h-17h Sessão da tarde: Roda de conversa sobre avanços e desafios de articulações nacionais e internacionais em favor da Saúde Única
Profa. Dra. Cristina Pettan-Brewer (Médica veterinária, Universidade de Washigton/EUA); Prof. Dr. Rodrigo Valle (Médico veterinário, Universidade de Paulista e Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais; Membros do comitê organizador da Oen Health Brasil)
19h -20h Palestras: Avanços e desafios de Saúde Única, micoses emergentes e resistência antifúngica: a emergência da Cândida auris no Brasil; Abordagens e desafios na avaliação da resistência de isolados de Sporothrix spp.
Dra. Bruna Rodrigues de Sousa (Doutora em Biologia de Fungos, Pesquisadora de Desenvolvimento Tecnológico Industrial nível A, CNPq/UFPE); Amanda Gabriela (Biomédica, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical)
20h -21h Debate, perguntas, comentários, interações com o público e encerramento do dia

Dia 14 de dezembro

16h -18h Sessão da tarde: confraternização entre discentes, ex-discentes, docentes e técnicos do Mestrado Profissional em Saúde Única, PMSPU-UFRPE – Presencial
19h -20h Palestras: Avanços e desafios de Saúde Única: Animais e humanos em situação de rua
Profa. Dra. Raquel de Aragão Uchoa Fernandes (DCC- UFRPE e Censo de Populações de Rua do Recife, Censo Pop), Representante da Secretaria de Saúde do Recife
20h -21h Debate, perguntas, comentários, interações com o público e encerramento do dia