O Câncer de Boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno que afeta os lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Para esclarecer o tema, a Coordenação Estadual de Saúde Bucal (CESB), em parceria com o Ministério da Saúde, realizou nesta terça-feira (06/11), em Olinda, o Dia D na Semana de Prevenção ao Câncer de Boca. Na ocasião, profissionais de saúde bucal da rede pública debateram sobre o diagnóstico precoce, o fluxo assistencial, situação atual do estado e o cenário nacional para a doença.

A coordenadora da Política Estadual de Saúde Bucal, Pamella Paixão, explicou a importância do evento, que visa qualificar os profissionais da rede pública de Pernambuco. “O objetivo é aprimorar os profissionais com relação ao diagnóstico do câncer de boca e debater a situação atual do fluxo do diagnóstico do câncer no estado de Pernambuco. Além disso, buscamos dar oportunidade para os profissionais que estão nos três níveis de atenção abordarem as potencialidades, bem como, os desafios e as dificuldades encontradas no fluxo atual existente na rede”, declarou Pamella.

O evento aconteceu na Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, instituída pela Lei nº 13.230/2015, que visa estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal e promover debates sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores da doença. A ação iniciou com a apresentação da programação e explicação da data comemorativa e contou com outras atividades, como: mesa-redonda para debate e apresentação do fluxo do diagnóstico da patologia.

Um dos pontos altos da ação foi a capacitação de Diagnóstico do Câncer de Boca, ministrada pela cirurgiã-dentista Marianne Carvalho, que  reforçou a necessidade de preparar os profissionais visando uma maior qualidade de vida da população.

“E é importante que o dentista na rede pública também faça o diagnóstico precoce, tanto aquele que está na decisão primária quanto na decisão secundária. E, dessa forma, dar mais chances para que o paciente seja tratado, buscando assim a melhoria na qualidade de vida da população”, afirmou Marianne.

NÚMEROS - Segundo dados estimados para 2023 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 15 mil novos casos serão identificados no Brasil, sendo 580 deles somente em Pernambuco. Considerado o 8º tipo de câncer mais comum na população brasileira, com 6.192 óbitos anuais, este tipo de câncer é mais habitual no público masculino. Em 2020, o câncer de boca foi identificado em 377 mil pessoas no mundo todo, configurando-se no 16º em incidência de mortalidade.