Encerrando a programação em alusão ao Setembro Amarelo, Mês de Prevenção ao Suicídio, a Diretoria Geral de Políticas Estratégicas (DGPE), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), promoveu, na manhã dessa sexta-feira (15), seminário presencial, com palestras sobre temas variados relacionados à saúde mental, na sede da secretaria, no Bongi.

O evento presencial é o último de uma série de atividades online, que contemplaram discussões a respeito da saúde mental de diversas populações, como Infanto-Juvenil, negra, LGBTQIA+, mulheres idosas e pessoas em situação de rua. Para quem tiver interesse, as web palestras estão disponíveis no canal do youtube da Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE): https://www.youtube.com/@ESPPE/.

Fizeram falas importantes sobre a saúde mental Mariana Barros de Araújo, Coordenadora de Vigilância de Acidentes e Violência na SES-PE;  Eduardo Bezerra, Biomédico-UFPE, mestre em saúde Coletiva-Fiocruz e Diretor Geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador (SES-PE)Carlos Gustavo da Silva M. Arribas - Médico Psiquiatra-UPE; Mestre em Inovação Terapêutica e Consultor Técnico da Gerência de Atenção à Saúde Mental (GASAM), da SES-PE; Cícera Siqueira, Assistente Social, especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde e supervisora dos Núcleos de Apoio Psicossocial (NUAPS), da SES-PE.

Segundo Allison Anjos, coordenador da Saúde do Homem e Pessoa Idosa, e organizador do encontro, a programação foi ampliada para contemplar o máximo de debates de políticas públicas sobre a saúde mental.

“Um dia somente não seria suficiente para tratar de todas as políticas públicas de saúde de todas as populações em situação de vulnerabilidade. Então, fizemos web palestras para direcionar as falas para algumas políticas específicas e encerramos com o evento presencial, trazendo o profissional de saúde para dentro da secretaria”, afirma.

Para Alisson, é “importante sabermos como abordar um caso de tentativa de suicídio com o paciente, porque podemos ser uma pessoa que vai trazer mais prejuízo à saúde mental se não tivermos cuidado na hora de atender esse caso. Além disso, precisamos tratar o profissional de saúde para que ele possa pensar sobre sua própria saúde mental”, completa.

De acordo com a Coordenação de Vigilância de Acidentes e Violência, foram notificados ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), de janeiro a junho de 2023, 2.162 casos de tentativa de suicídio, em Pernambuco. O maior quantitativo de casos registrados está na faixa etária de 20 a 29 anos, tanto para o sexo feminino (796) quanto para o masculino (316). Considerando todas as notificações, 73,4% dos registros de tentativa de suicídio notificados foram na população feminina e 26,6%, na masculina.

Para 2023, o tema do Setembro Amarelo é “Se precisar, peça ajuda!”. Em Pernambuco, a população pode buscar ajuda nas Unidades de Saúde da Família (USF) ou nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mais próximos de sua residência. Em caso de emergência, entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ligando para 192. Há ainda o serviço de escuta realizado por voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) por meio da central 188. A chamada é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou de celular de todo o território nacional ou através do endereço https://www.cvv.org.br/.