A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) reuniu, nesta quinta-feira (29/02), os secretários municipais de saúde do Estado, no auditório da SES-PE, no Bongi. Na ocasião foi discutida a mobilização das cidades contra o mosquito, no Dia D de Mobilização contra a Dengue, marcado para o próximo sábado (02/03). Os municípios participantes vão realizar atividades que possam interromper o ciclo e a proliferação do mosquito.

O Dia D de Mobilização contra a Dengue tem como mote a campanha do Ministério da Saúde (MS) “10 minutos contra o Aedes”. “Com o movimento do Dia D de Mobilização contra à Dengue, Pernambuco vai estar comprometido em acabar com os focos de criação de mosquitos. São 10 minutos por semana, é só o que estamos pedindo, para que a gente possa procurar os focos nas nossas casas e também trabalhar na sensibilização dos vizinhos. E, assim, acabar com tudo que venha servir de criadouro”, pontuou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.

Pernambuco confirmou 260 casos de dengue descritos na semana epidemiológica 08 e 2.599 casos prováveis notificados. O aumento traz um alerta para maior cuidado com a doença e para participação efetiva da população no combate ao mosquito. Com uma média de 28,7 casos por 100 mil habitantes referente à última semana, o “Dia D” foi bem recebido pelos representantes municipais, que reafirmaram o compromisso de ir a campo para ratificar o empenho no combate às arboviroses e  minimizar os impactos nas pessoas.

As ações do Dia D previstas em cidades pernambucanas contemplam a mobilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), na busca de focos de larvas do mosquito, estimulando a população na checagem de suas residências.

“O panorama do Estado é de uma incidência leve de casos”, declarou Zilda Cavalcanti, sobre a situação de Pernambuco com relação aos casos de arboviroses. “A gente já segue o plano de contingência das arboviroses. As ações de capacitação da atenção primária e dos hospitais de maior complexidade já são uma realidade. Além disso, estamos focando especialmente na sensibilização da população quanto aos cuidados com o mosquito”, destacou Zilda.

O evento também contou com a presença da secretária executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Verônica Cisneiros, do diretor geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Eduardo Bezerra, do diretor geral de Gestão Participativa, Renan Freitas, além do Secretário Municipal de Saúde de Petrolina, João Luiz.