Desde agosto de 2023 foi iniciada a parceria da Diretoria Geral de Assistência Prisional (DGASP) com a Fundação NHR Brasil. Desde então, foram realizadas visitas para o assessoramento técnico das equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP). Nesta nova etapa, em fevereiro de 2024, o novo ciclo conta com visitas que têm objetivo a qualificação dos profissionais no enfrentamento da hanseníase, através de oficinas.

Ao todo, três Unidades Prisionais (UP’s), sendo elas a Penitenciária Agro industrial São João (PAISJ), o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (COTEL) e o Presídio de Igarassu (PIG), receberam a capacitação. A proposta é estender a qualificação para outras unidades prisionais do estado.

A NHR é uma organização social sem fins lucrativos, que atua no enfrentamento da tuberculose e da hanseníase no país, promovendo e apoiando iniciativas para detecção precoce, prevenção de incapacidades, reabilitação psicossocial, redução do estigma, inclusão socioeconômica e assessoramento para garantia de direitos das pessoas acometidas pela hanseníase e tuberculose.