Após dez meses de funcionamento, o centro estadual de testagem para detecção da Covid-19 do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, encerrará as atividades nesta sexta-feira (15/07). Diferente dos demais equipamentos estaduais de testagem, abertos para toda a população, o centro do aeroporto era exclusivo para passageiros em desembarque, funcionários e demais membros da comunidade aeroportuária.

A desmobilização do ponto acontecerá a pedido da Aena Brasil, operadora do terminal, que realizará reformas no local. Até 30 de junho, segundo levantamento mais recente da SES-PE, foram realizados 7.468 testes rápidos de antígeno no local. Cerca de 50% do total de testes foi realizado nos meses de dezembro de 2021 e janeiro deste ano.

Continuam em funcionamento três postos estaduais de testagem: Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea - que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h; antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista - por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; e Secretaria de Educação do Estado (SEE), no bairro da Várzea -  de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa.

O Governo do Estado tem enviado, periodicamente, aos municípios pernambucanos testes rápidos de antígeno para que as gestões locais fortaleçam suas estratégias de testagem. Somente no último mês de junho, a Secretaria Estadual de Saúde SES-PE entregou mais de 218 mil testes rápidos para as cidades pernambucanas, em todas as regiões do Estado. Desde o início da pandemia, já foram mais de 2 milhões de unidades ofertadas. Desta forma, a orientação é que as gestões municipais cumpram seu papel e implementem serviços de testagem para seus munícipes, evitando que a população precise se deslocar para os grandes centros em busca de exames.