A II Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção à Saúde (DANT-PS) chegou, nesta sexta-feira (24.11), à I Macrorregião de Saúde do Estado. O evento, realizado no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do estado de Pernambuco (CEFOSPE), em Recife, teve a participação de 95 profissionais das I, II, III e XII  Geres e de 27 municípios, tendo apresentação de experiências de 13 municípios (Gloria do Goitá, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Pombos, Casinhas, Cortês, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de itaenga, Nazaré da Mata, Passira, São Benedito do Sul e Timbaúba).

Foram premiados os municípios de Igarassu (1º colocado, com a experiência "Etilismo, agravos causados ao organismo e ao ambiente familiar"), João Alfredo (em 2º colocado, com "Incentivo à economia solidária" e também 3º colocado, com "Descobrindo os sabores das minhas primeiras frutinhas").

Nesta segunda-feira (27.11), a II Mostra chega à II Macro: Caruaru, finalizando o ciclo. Ao todo, foram inscritas 56 experiências exitosas.

A Mostra é uma promoção da Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e executada pela da Diretoria-Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, em parceria com a Superintendência de Atenção Primária à Saúde e tem como objetivo motivar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios e das Gerências Regionais de Saúde a compartilharem as experiências por eles desenvolvidas na área de DANT-PS. Nessa perspectiva serão premiadas três experiências em cada Macrorregião de Saúde.

Os trabalhos serão votados por todos os participantes, de acordo com os seguintes critérios: Reconhecimento do território; Sustentabilidade; e Reprodutibilidade e se contemplou outros Princípios da Promoção da Saúde, além dos mencionados nos quesitos anteriores.

A título de premiação, as três experiências mais votadas receberam uma declaração indicativa da colocação alcançada e três livros doados por instituições de ensino (Introdução às técnicas qualitativas de pesquisa aplicadas em saúde, Gestão em saúde pública: contribuições para a política e Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo).

Todos os presentes receberam uma lembrança do evento, contendo sementes de girassol (nome científico: Helianthus annus - "flor do sol"), confeccionada pela equipe da gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (GVDANT-PS).

Para a equipe, o simbolismo da semente do girassol reflete o potencial de florescimento das práticas em serviço, o aproveitamento das oportunidades e, sobretudo, a força no caminhar e a certeza de que, como a essência do girassol, os processos de trabalho podem ser renovados, atualizados e multiplicados, produzindo mais saúde e, porque não dizer, beleza e felicidade!