A II Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção à Saúde (DANT-PS) finalizou seu ciclo nesta segunda-feira (27.11), na II Macrorregião de Saúde do Estado. O evento aconteceu no auditório do SEST/SENAT, em Caruaru, teve a participação de 67  profissionais das IV e V  Gerência Regional de Saúde (Geres) e de 16 municípios, tendo apresentação de experiências de cinco municípios (Barra de Guabiraba, Caruaru, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe e Lajedo). Antes, a Mostra já havia sido apresentada na I, III e IV Macrorregiões. 

Foram premiados os municípios de Caruaru (1º colocado, com a experiência "Educação em Saúde: mudanças individuais e organizacionais"), Riacho das Almas (em 2º colocado, com "Inclusão da PNPIC na integralidade do cuidado e no fortalecimento de vínculos da academia da saúde e atenção básica no município de Riacho das Almas") e Barra de Guabiraba (em 3º colocado, com "Programa Nacional de Controle de Tabagismo na unidade de saúde IV no município de Barra de Guabiraba-PE"). 

A Mostra é uma promoção da Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e executada pela da Diretoria-Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, em parceria com a Superintendência de Atenção Primária à Saúde e tem como objetivo motivar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios e das Gerências Regionais de Saúde a compartilharem as experiências por eles desenvolvidas na área de DANT-PS. Nessa perspectiva serão premiadas três experiências em cada Macrorregião de Saúde. 

Os trabalhos serão votados por todos os participantes, de acordo com os seguintes critérios: Reconhecimento do território; Sustentabilidade; e Reprodutibilidade e se contemplou outros Princípios da Promoção da Saúde, além dos mencionados nos quesitos anteriores. 

A título de premiação, as três experiências mais votadas receberam uma declaração indicativa da colocação alcançada e três livros doados por instituições de ensino (Introdução às técnicas qualitativas de pesquisa aplicadas em saúde, Gestão em saúde pública: contribuições para a política e Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo). 

Todos os presentes receberam uma lembrança do evento, contendo sementes de girassol (nome científico: Helianthus annus - "flor do sol"), confeccionada pela equipe da gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (GVDANT-PS). 

Para a equipe, o simbolismo da semente do girassol reflete o potencial de florescimento das práticas em serviço, o aproveitamento das oportunidades e, sobretudo, a força no caminhar e a certeza de que, como a essência do girassol, os processos de trabalho podem ser renovados, atualizados e multiplicados, produzindo mais saúde e, porque não dizer, beleza e felicidade!